Elon Musk fez o que se pensava impossível: tornou-se o primeiro homem a ultrapassar uma fortuna de 350 mil milhões de dólares. Para trás, e a uma distância considerável, ficam outros multimilionários
Elon Musk continua a consolidar a sua fortuna e, com isso, o título a que tem vindo a habituar-se nos últimos meses, o de homem mais rico do mundo. Com a Tesla a dar frutos e um lugar de destaque na administração Trump/Vance, Elon Musk tornou-se o primeiro homem a transpor um feito histórico: ultrapassou a barreira de uma fortuna de 350 mil milhões de dólares (330 mil milhões de euros).
Isto significa que Musk continua a distanciar-se dos outros classificados nas listas da Forbes e Bloomberg. A fortuna do magnata já ascende, de facto, a 354,9 mil milhões de dólares (336 mil milhões de euros).
Poderia ser um valor simbólico, mas Elon Musk posiciona-se a uma distância superior a 100 mil milhões de dólares do segundo classificado que, neste caso, é Jeff Bezos, reconhecido fundador da Amazon.
COMO ELE CONSEGUE? – A resposta é relativamente simples. Musk não tem salário das empresas que fundou, mas recebe com base no desempenho das suas ações ou resultados. Ora, no caso da Tesla é fácil de explicar, uma vez que a fabricante automóvel é cotada em bolsa e a fortuna está intimamente ligada, visto que o multimilionário tem 20,5% da Tesla em ações.
As ações da Tesla atingiram níveis máximos de 52 semanas, o que fez com que Elon Musk visse a sua fortuna crescer em 14 mil milhões de dólares (13,24 mil milhões de euros). Porquê? Porque os títulos da fabricante já valorizaram mais de 68% desde o passado dia 5 de novembro, o dia anterior às eleições norte-americanas.
Este é um dado que mostra que a Tesla pode não ser apenas ‘mais uma fabricante’, uma vez que já atingiu uma capitalização de 1,1 biliões de dólares (1,04 biliões de euros), mais que o valor combinado das 10 fabricantes nos lugares seguintes em termos bolsistas.
O mercado tem visto a proximidade de Musk e Trump como um ponto positivo para as empresas do multimilionário, uma vez que o presidente-eleito dos Estados Unidos mudou de opinião em relação às bitcoin e aos automóveis elétricos.
FORTUNAS – Com o fundador da Tesla e SpaceX a colocar-se no primeiro lugar do pódio, os restantes lugares têm de ser ocupados por outros magnatas, ainda que a uma distância considerável.
Jeff Bezos está em segundo lugar com uma fortuna de 240 mil milhões de dólares (227 mil milhões de euros) e Larry Ellison, CEO da Oracle, soma uma riqueza de 236 mil milhões de dólares (223 mil milhões de euros). Nos últimos meses, estes dois gestores têm vindo a trocar de posições na lista.
Já em terceiro lugar está Mark Zuckerberg. O fundador do Facebook e gestor da Meta Platforms contabiliza uma fortuna de 215 mil milhões de dólares (203 mil milhões de euros).
Uma das maiores surpresas é possivelmente Bernard Arnault, dono do luxuoso grupo LVMH (dona da Louis Vuitton), que está agora no quinto lugar com uma riqueza de 170 mil milhões de dólares (160 mil milhões de euros). Lembrar que Arnault e Elon Musk foram competindo ao longo do ano pelo primeiro lugar do pódio e, ao dia de hoje, o dono da LVMH soma menos de metade da fortuna do líder da Tesla.
Fonte: O jornal Econômico