Chefe do Executivo disse que o município está de portas abertas para esses novos médicos. Universitários poderão fazer estágio em unidades municipais de saúde
O prefeito Capitão Nelson, participou, na manhã desta quarta-feira, da aula inaugural do primeiro curso de Medicina do município de São Gonçalo, que ficou lotada, no Teatro Municipal de São Gonçalo. Na ocasião ele celebrou e disse que o início do curso, contribui para destacar o município como um dos poucos a oferecer o estudo em todo o Estado do Rio.
“Esse curso é uma conquista! Estou muito emocionado e dou as boas-vindas aos novos alunos. Quando iniciei o governo, tínhamos 108 unidades de saúde no município, sendo que 23 deles não tinham médicos. Hoje, temos uma outra realidade. Mas, ainda há necessidade de contratar médicos”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo gonçalense disse esperar que todos os novos alunos se formem e continuem atuando pelo município depois de formados, atuando com os novos equipamentos de saúde que conseguimos trazer para São Gonçalo, como o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), que agora é referência em saúde no Estado.
“O município está de portas abertas para esses novos médicos. Agradeço à família Salgado de Oliveira por mais essa conquista!”, afirmou Capitão Nelson.
O curso vai acontecer no campus Trindade da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), pioneira no ensino superior na cidade. Além do prefeito Capitão Nelson, a solenidade contou com a presença de representantes da universidade e dos 60 alunos inscritos nessa primeira turma.
Através de um convênio entre a Universo e a Prefeitura de São Gonçalo, os estagiários do curso oferecido na universidade irão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e centros especializados. Além disso, as unidades de saúde municipais serão beneficiadas com investimentos em infraestrutura, equipamentos, contratação de profissionais e residência médica.
Para Jefferson Salgado de Oliveira, vice-presidente da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (Asoec), mantenedora da Universo, o curso é motivo de comemoração.
“Hoje é um marco para São Gonçalo, cidade onde meus pais começaram suas vidas e onde eu fui criado. Tenho certeza de que os novos alunos vão encontrar laboratórios com equipamentos da melhor qualidade, não medimos esforços para montar essa infraestrutura em conjunto com o corpo docente. Vamos fazer uma medicina diferente e mais humanizada. São Gonçalo está de parabéns, o prefeito Capitão Nelson não mediu esforços para nos ajudar”, afirmou Jefferson.
Após o evento no Teatro, ainda nesta quarta-feira (4), os alunos do curso de Medicina seguiram para o campus da Trindade da Universo para iniciar as aulas na unidade de ensino.
Quem está ansiosa para começar as aulas é a jovem Carolina Brito, de 18 anos, uma das alunas. “Sempre foi meu sonho cursar Medicina, sempre achei uma profissão muito bonita. Gosto de neurologia e dermatologia, mas ainda não decidi em que vou me especializar. Mas, começar esse curso é a realização de um sonho e uma oportunidade, já que só havia cursos desse tipo no Rio de Janeiro, mas aqui, para mim, é muito fácil de chegar e estou muito animada”, disse a estudante.
Também estiveram presentes à aula inaugural o chefe de Gabinete da Prefeitura, Rodrigo Torregrosa Oliveira; o secretário municipal de Governo, Fábio Vianna de Araújo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu; a professora Jaína dos Santos Mello, reitora da Universo; Fábio Tavares, diretor da Universo Campus São Gonçalo; Gabrielle Piaz Salgado de Oliveira, diretora de avaliação institucional da Universo; e o Dr. Raphael Riodades, coordenador do internato do curso de Medicina da Universo e diretor do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat).
Fotos: Fabio Guimarães
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.