Os servidores do município de Itaboraí participaram, ontem (sábado, 30/11), de um torneio de futebol para encerrar as atividades do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem.
O evento foi realizado no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), no Centro, e teve como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, e de Turismo e Eventos.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhou o evento ao lado de seu irmão e deputado estadual, Guilherme Delaroli.
“É muito importante promovermos ações como esta, que unem esporte e conscientização, para incentivar os homens a cuidarem da saúde. O Novembro Azul é uma oportunidade de buscar o diagnóstico precoce para doenças como o câncer de próstata. Além de ser bom demais ver essa turma reunida e se divertindo”, disse Marcelo Delaroli.
O torneio contou com a participação de times compostos por servidores das secretarias municipais de Saúde, Obras, Transporte, Fazenda e Tecnologia e Trânsito. As equipes disputaram quatro rodadas de jogos, com dois tempos de 20 minutos cada e um intervalo de 10 minutos.
O Secretário Municipal de Saúde, Hédio Mataruna destacou o objetivo do torneio.
“Este evento é uma maneira descontraída de chamar atenção para a importância de cuidar da saúde. O futebol é uma ferramenta poderosa para engajar a comunidade e, ao mesmo tempo, disseminar a informação sobre o câncer de próstata, uma doença que afeta muitos homens”, afirmou o secretário.
No final da competição, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Obras levaram os troféus para casa, celebrando a união entre saúde e esporte.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ruan Abadias, destacou a importância de associar a prática esportiva à promoção da saúde e bem-estar.
“É um prazer apoiar ações como essa, que não apenas promovem o esporte, mas também despertam a conscientização sobre a saúde do homem. Nosso objetivo é continuar com essas iniciativas, fortalecendo a importância do cuidado preventivo”, disse o secretário.
O evento também contou com uma palestra do médico da família e clínico geral, Dr. Eduardo Blanco, que abordou temas relacionados à saúde do homem, com ênfase no câncer de próstata. O especialista tirou dúvidas sobre o diagnóstico e tratamento da doença, além de falar sobre preconceitos e a importância de quebrar o silêncio em relação ao tema.
Durante o evento, também foram montadas tendas de saúde, oferecendo serviços como hidratação, aferição de pressão arterial e distribuição de camisetas.
A coordenadora da Área Técnica da Saúde do Homem, Danielle Baldez, explicou o objetivo da campanha Novembro Azul.
“O objetivo da campanha é conscientizar a população masculina sobre a importância de se cuidar, buscar exames regulares e tirar suas dúvidas. Não podemos deixar o preconceito e o medo impedirem que os homens cuidem da saúde. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que, quando detectada precocemente, tem grandes chances de cura. Estamos aqui para ajudar, orientar e, principalmente, incentivar a prevenção”, finalizou a coordenadora.
O câncer de próstata é causado pelo crescimento desordenado das células na próstata, podendo gerar tumores benignos ou malignos. Entre os fatores de risco estão homens acima de 55 anos, com histórico familiar de câncer e que apresentam obesidade. Os primeiros sintomas podem incluir dificuldade para urinar, presença de sangue na urina e aumento da frequência urinária.
Em caso de sintomas, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima, munido de CPF ou cartão do SUS, para avaliação médica e possíveis exames.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.