Comércio é considerado ilegal entre outubro e dezembro quando acontece o período de defeso
Os policiais militares da 6ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) flagraram, na tarde desta sexta-feira (29), um homem, de 54 anos, transportando cerca de 500 caranguejos-uçá em uma caminhonete na Rodovia RJ-104, na altura de Manilha, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com PM, o caso aconteceu quando os policiais viram o suspeito realizando a venda dos crustáceos, a equipe realizou a abordagem e constatou que os caranguejos estavam armazenados em sacos plásticos na caçamba do veículo.
Como todo mundo sabe a captura e o comércio da espécie são proibidos durante o período de defeso, que visa proteger os animais enquanto se reproduzem. O homem foi conduzido à 71ª DP (Itaboraí), onde poderá responder por crime ambiental.
O período de defeso é regulado por normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para garantir a reprodução das espécies e evitar o risco de extinção. A polícia ressaltou que os crustáceos apreendidos não foram retirados de áreas de preservação ambiental.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.
