Os agentes fecharam a empresa Pró-Recicle Ambiental, na Av. Monte Castelo nº 1673, Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e prenderam 15 pessoas
A Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, através dos policiais civis da DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis), na manhã desta terça-feira (26/11), durante ação da Operação Torniquete, prendeu Manderson Luis da Silva, ao cumprir um mandato de prisão condenatória pela prática do crime de roubo de veículo.
Segundo a polícia, Manderson praticava roubos e furtos de veículos na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, nos bairros de Santa Cruz, Campo Grande e Barra da Tijuca. Ele foi preso escondido na casa de parentes, no Município de Itaguaí e não ofereceu resistência. Manderson foi condenado pelo crime de roubo majorado e será encaminhado ao sistema penitenciário, onde cumprirá sua pena.
De acordo com os agentes, a prisão aconteceu em mais uma ação realizada no âmbito da Operação Torniquete. “A Polícia Civil vem atuando diariamente no combate aos roubos de veículos e cargas, visando a diminuição dos índices dessas modalidades criminosas” disse a Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro na nota.
Conforme as informações, a DRFA vai continuar realizando investigações e operações, visando a prisão desses criminosos e a diminuição dos índices criminais.
Estouro de um desmanche de veículos roubados
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a policiais civis da 59ªDP, arrecadaram peças de cinco carros cortados pelo menos, interditaram a empresa Pró-Recicle Ambiental, na Av. Monte Castelo nº 1673, Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e prenderam 15 pessoas, na manhã desta terça-feira (26), que trabalhavam em uma quadrilha especializada em desmanche de veículos roubados.
De acordo com a Polícia Civil, os presos são: Rodrigo Vieira da Silva, Lucas Jorge Silva, Darllan Costa Rodrigues, René Rogério Silvestre, Nerivaldo Pereira da Silva, Amilton Venesiano Pereira, Adilson Ferreira da Silva, Wesley Gonçalves da Silva, Antônio José de Castro, Clayson Borba de Paula, Antônio Carlos Siqueira Lima, Ismael Silva de Lima, Jose Carlos Nascimento de Melo, Wesley Oliveira dos Santos e Matheus Araújo de Carvalho Martins.
Segundo a titular da 59ºDP, a delegada Natacha Alves de Oliveira, a prisão, como desdobramento da Operação Torniquete, foi após intensa atividade de inteligência e monitoramento.
“Prendemos em flagrante os nacionais pela prática do crime de receptação qualificada e de organização criminosa voltada à receptação de peças de veículos roubados entre os dias 4 e 20 de novembro de 2024, bem como peças diversas não identificáveis, tendo em vista já terem sido submetidas ao processo de compactação”, disse a delegada.
Segundo apurado pelos policiais civis, a maior parte das peças são oriundas de roubos praticados por criminosos do Complexo do Chapadão e entregues semanalmente por um caminhão à empresa.
“A ação é de extrema relevância para a redução do índice de roubos de veículos no Rio de Janeiro, notadamente no Município de Duque de Caxias, na medida em que a atuação do grupo criminoso é fundamental para o desmanche de veículos roubados visando ao comércio ilícito de seus componentes”, disse a Civil na nota.
As investigações continuam
Segundo as informações, ainda estão sendo cumpridas as formalidades legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. “A ‘Operação Torniquete’ visa à repressão de roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos”, afirmou Secretaria no texto.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.