Seminário Municipal marca o início do Dezembro Vermelho em Itaboraí

Seminário Municipal marca o início do Dezembro Vermelho em Itaboraí

O evento será realizado no campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, do Departamento de Assistência às Doenças Transmissíveis (DADT) e do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS), iniciando as atividades do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vai promover o Seminário Municipal de HIV/AIDS.

O evento será realizado no dia 05 de dezembro, das 13h às 17h, no campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo formulário online: https://abrir.link/dEONK.

Com o tema “Cuidado Multiprofissional à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS – Desafios na 4ª Década da Pandemia”, o seminário é voltado para profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, sociedade civil e ativistas de movimentos sociais. A programação contará com palestras ministradas por profissionais do município, convidados de cidades vizinhas e representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O objetivo é promover a conscientização, prevenir riscos e fortalecer a rede de cuidados para pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de discutir os avanços, desafios no tratamento e o enfrentamento do preconceito.
A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada em IST, AIDS e Hepatites Virais (SAE HIV), Viviane Braga, destacou a importância do Dezembro Vermelho e os objetivos do seminário.

“O Dezembro Vermelho marca a luta contra a AIDS. Apesar de realizarmos ações durante todo o ano, reforçamos a importância da testagem rápida em todos os postos de saúde, independentemente de gênero ou orientação sexual, porque muitas pessoas podem estar infectadas sem saber. O diagnóstico precoce é essencial para garantir a eficácia do tratamento e uma boa qualidade de vida. Além disso, abastecemos as unidades de saúde com preservativos masculinos e femininos e trabalhamos na prevenção e promoção da saúde. O HIV não tem cura, mas tem tratamento. Nosso seminário busca ampliar esse debate, abordar os avanços no tratamento e combater o preconceito”, explicou a coordenadora.

O Dezembro Vermelho, instituído pela Lei nº 13.504/2017, é uma campanha nacional que mobiliza a sociedade na luta contra o HIV/AIDS e outras ISTs, destacando a importância da prevenção, da assistência e da garantia dos direitos das pessoas infectadas.

A AIDS é causada pelo HIV, um retrovírus que compromete o sistema imunológico, atacando os linfócitos T CD4+. Esse processo enfraquece as defesas do organismo, aumentando a vulnerabilidade a doenças. O vírus é transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas e, sem os cuidados necessários, de mãe para filho durante a gravidez ou a amamentação.

O tratamento com medicamentos antirretrovirais, conhecidos como “coquetel”, está disponível gratuitamente para todas as pessoas diagnosticadas com HIV. Ele impede a replicação do vírus nas células, ajudando a preservar o sistema imunológico e a prevenir a progressão para a AIDS. Outras ISTs comuns incluem herpes genital, HPV, gonorreia, clamídia e sífilis, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Serviço:

Seminário Municipal: “Cuidado Multiprofissional à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS – Desafios na 4ª Década da Pandemia”

Data: 5 de dezembro
Horário: 13h às 17h
Local: Instituto Federal Fluminense – Campus Itaboraí: Rua Izaura Pantoja, 167, 333 – Nova Cidade
Inscrição:https://abrir.link/dEONK.

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *