Entre os principais projetos, destacam-se o reforço escolar, avaliações diagnósticas municipais e o incentivo à leitura literária desde a Educação Infantil
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, com o objetivo de garantir que as crianças se apropriem das competências necessárias para a leitura e a escrita, tem se empenhado em transformar o cenário educacional com ações e projetos institucionais focados na melhoria da aprendizagem e na qualidade do ensino.
Em comemoração ao Dia da Alfabetização, a Prefeitura Municipal de Itaboraí celebrou os investimentos e avanços realizados na rede municipal de educação para consolidar o processo de alfabetização dos estudantes na idade recomendada.
A partir de um diagnóstico, realizado em 2022, que apontou a necessidade de melhorias no processo de alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) implementou uma série de estratégias com foco no desenvolvimento das habilidades fundamentais para os alunos.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, ressaltou a importância das iniciativas da gestão para fortalecer o processo de alfabetização e garantir um ensino de qualidade para todos os alunos da rede municipal.
“Nosso compromisso é proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade que acolha cada aluno e apoie seu desenvolvimento. Estamos investindo nas bases da educação porque acreditamos que, com essas ações, formamos cidadãos mais preparados para os desafios futuros e para contribuir ativamente com a sociedade”, declarou o secretário.
A presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Fabiula Santos, também destacou o impacto positivo dos investimentos realizados pela gestão na alfabetização dos alunos.
“Ao realizar tais investimentos, o governo reforça o compromisso assumido com a garantia de que nossas crianças estejam alfabetizadas no tempo adequado, favorecendo uma trajetória escolar de sucesso. Em 2023, os dados do Alfabetiza/RJ, avaliação de alfabetização realizada em todo âmbito do Estado do Rio de Janeiro, evidenciaram avanços no desempenho dos nossos estudantes que cursavam o 2º ano (final do Ciclo de Alfabetização), onde a maioria demonstrou estar adequadamente alfabetizada. Sabemos dos desafios e estamos focados em avançar, entendendo a importância da leitura para o avanço da sociedade como um todo”, enfatizou a coordenadora.
Uniformes e materiais didáticos padronizados
Para garantir um ambiente escolar inclusivo e com equidade, a Prefeitura de Itaboraí assegurou a entrega de uniformes escolares para todos os 29.638 alunos da rede, promovendo segurança e senso de pertencimento. Além disso, todos os estudantes receberam kits escolares, fornecendo materiais adequados para que possam participar de aulas mais dinâmicas e enriquecedoras.
Outro importante avanço foi a escolha de um material didático único para toda a rede municipal. Essa padronização permite que, em caso de transferência entre escolas, os alunos mantenham a continuidade dos estudos sem interrupções, promovendo uma experiência pedagógica mais coesa e alinhada.
Segundo a Prefeitura, para fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação introduziu o “Itaboraí: almanaque da cidade. Seus valores e suas riquezas” como parte do material didático padronizado na rede.
“Este almanaque explora a história e os valores da cidade, sendo trabalhado no Ciclo de Alfabetização e estendido aos estudantes do 3º ao 9º ano, com adaptações para as diferentes faixas etárias. A iniciativa visa proporcionar aos alunos uma visão aprofundada sobre o patrimônio local, incentivando o orgulho pela cidade e o engajamento na comunidade”, disse o poder público no texto.
Compromisso com a alfabetização e formação de leitores
Atualmente, o Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Itaboraí atende 5.041 estudantes, sendo 2.351 matriculados no 1º ano e 2.690 no 2º ano. A SEMED reforça o compromisso com o direito de aprendizagem, buscando transformar a educação em uma ferramenta de inclusão e transformação social. O objetivo é formar alunos capazes de ler, escrever e, principalmente, construir suas próprias histórias, com autonomia e conhecimento.
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