Ações ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo deu início, a partir da última sexta-feira (1), a apreensão e o manejo de animais de grande porte que estiverem pelos logradouros ou vias públicas do município, seja na zona rural ou urbana, sem seus tutores. Os animais podem ser equinos, bovinos, asininos, suínos, bubalinos, caprinos e ovinos.
Os animais apreendidos ficarão sob responsabilidade da empresa que presta o serviço de recolhimento. Eles serão levados para um curral em Seropédica, na Zona Oeste do Rio, onde está localizada a empresa, que tem convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
O animal poderá ficar até, no máximo, 30 dias no curral e, em seguida, ele poderá ser doado ou leiloado, por exemplo, caso o tutor não apresente a documentação necessária para reavê-lo e não efetue o pagamento das taxas e multas decorrentes da apreensão.
Vale destacar que o animal apreendido terá sua foto publicada no Diário Oficial do município, juntamente com as informações sobre onde e quando ele foi apreendido. Dessa forma, o tutor poderá ficar informado se seu animal foi apreendido. Após a publicação, o tutor deverá ir até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e solicitar as informações necessárias para reaver o animal.
As rondas para apreensão dos animais serão realizadas pela empresa com supervisão da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Transportes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Quem encontrar um animal de grande porte sem seu dono pode informar à Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones da Ouvidoria, que são: 2199-6374 ou 2199-6420 ou pelo e-mail: resgategpsemma@pmsg.rj.gov.br.
A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Travessa Peri dos Santos, número 42, no bairro Estrela do Norte (ao lado do Clube Mauá).
Fotos: Alexandre Coutinho e Laura Werneck
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.