Iniciativa busca formar profissionais capacitados para a preservação e restauração ambiental
O Teatro Municipal de São Gonçalo, na manhã desta quinta-feira (31), foi palco da aula inaugural do Curso de Agentes de Reflorestamento, que contou com a participação de 200 alunos, que serão divididos em quatro turmas de 50 pessoas, nas aulas que começam oficialmente no dia 13 de novembro.
“Nosso objetivo é reconhecer os lugares no nosso município que necessitam do reflorestamento e capacitar as pessoas para que, juntos, avancemos, reconhecendo a importância ambiental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso Pereira Rosa.
O curso visa capacitar os participantes para atuarem na restauração ecológica e ambiental, abordando temas que vão desde segurança no trabalho até os últimos passos de povoamento florestal. “O foco desse curso não é esgotar o tema, mas sim fomentar a discussão no município e trazer cidadãos para o debate e participação na causa”, explicou Pedro Barbosa, engenheiro ambiental e coordenador do curso.
Com uma carga horária total de 384 horas, a formação será dividida em aulas presenciais teóricas (130 horas), práticas (60 horas), online (44 horas) e cursos livres online (54 horas).
Beatriz Rouças, aluna e estudante de engenharia de software, expressou seu entusiasmo: “Meu objetivo com esse curso é me aprofundar no assunto. Como não temos muitas oportunidades como essa, resolvi agarrá-la.”
O curso representa uma oportunidade única para quem deseja se especializar na área e contribuir para a causa ambiental em São Gonçalo, promovendo um futuro mais sustentável.
Fotos: Renan Otto
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.