Evento acontece na noite desta sexta-feira (1/11), no Centro da Cultura Carioca Artur da Távola com entrada gratuita ao público
Levar ao público expressões culturais que evidenciam a influência da cultura negra na fé evangélica brasileira e carioca. Esta é a proposta do festival “Raízes Negras da Fé Cristã”, evento que acontece no dia 1º de novembro (sexta), às 19 horas, no Centro Cultural da Cultura Carioca Artur da Távola, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.
A entrada é gratuita. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
O show desta sexta-feira, marca o início das atividades, em pleno mês da Consciência Negra. O público vai conferir do rapper e poeta urbano WJ; do músico Daniel Eduardo, o Lusitano, e do Grupo Vocalis.
O evento é um marco na história do Rio de Janeiro e na música gospel brasileira. Todas as atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada evento será uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte. O público-alvo abrange moradores locais das comunidades, bem como entusiastas da cultura e turistas interessados em experiências autênticas.
O festival estava previsto para iniciar em 10 de agosto e, posteriormente, foi adiado para 19 de outubro, mas por causa de fortes chuvas que aconteceram em ambas as datas a organização remarcou a nova data para 30 de novembro como a conclusão do evento. Além disso, ainda haverá em 9 de novembro (sábado) no Imperator, no Méier, na Zona Norte do Rio.
Graffiti em pista de skate
A primeira ação feita antes do evento foi a realização de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee. Foram mais de 12 horas de trabalho e muita alegria na produção do primeiro graffiti do local. A atividade, realizada em 21 de agosto, foi considerada o início das ações culturais do nosso projeto.
Com as autorias de Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o trabalho tem o propósito de apresentar a mensagem que está em João 3:16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Visão no hospital e viagem missionária motivaram ideia do projeto
Janaina quase morreu vítima de covid-19 após ficar internada por 31 dias no Hospital Evangélico, na Tijuca, em abril de 2021. Com 75% dos pulmões comprometidos, ela teve que ser intubada e teve que fazer hemodiálise, pois os rins paralisaram. Por ter asma e estar acima do peso, a produtora chegou a ser desenganada pelos médicos.
Evangélica há muitos anos, ela recebeu a Santa Ceia de um pastor presbiteriano que atua como capelão na unidade hospitalar. A partir disso, a saúde de Janaína passou por um verdadeiro milagre. E foi durante esse período que ela teve uma visão.
“Uma das lembranças que tem desse processo é de ter tido uma visão em que mulheres negras a colocavam numa roda onde dançavam e cantavam pela minha cura. Dois anos depois, já curada e bem de saúde, participei de um culto na igreja onde congrego, a Comunidade Evangélica da Zona Norte (CEZN) e uma missionária convidou os membros para participar de uma viagem missionária à aldeia de Shigamani, em Limpopo, na África do Sul. Na mesma hora, lembrei dessa visão no hospital e resolvi ir”, recorda.
Um ano depois, em 2023, Janaína se baseou em ambas as experiências para se inscrever no último dia do prazo para projetos no Edital Pró-Carioca – Diversidade Religiosa. O Projeto Raízes Negras da Fé Cristã foi um dos dois únicos projetos aprovados.
“Muita gente disse que seria impossível. Ouvi de alguns que jamais conseguiria algo por ser evangélica. Mas fui com fé e consegui esse resultado abençoado”, festeja Janaína.
Sobre a Vibe Agency e Janaína Souto
Janaina é produtora cultural há mais de 30 anos, Diretora Executiva da Vibe Agency, formada em Comunicação Social pela FACHA, pós graduada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na UERJ e gerenciamento de projetos na UCAM.
Atuou em eventos como o Animagé, O Remédio é o Samba, Desfile do Bem e é uma das criadoras da Avic, a Associação Vila Isabel Cultura, que tem o propósito de reunir os fazedores de cultura de Vila Isabel e Grande Tijuca para que atuem em rede e recebam treinamento e orientação para produção e inscrição de seus projetos em editais. Além disso, também trabalhou como produtora no projeto “Eu Sou Babu”, protagonizado pelo ator e cantor Babu Santana
SERVIÇO
Festival Raízes Negras da Fé Cristã
Data: 1 de novembro de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, Rio de Janeiro
Destaques: Apresentações musicais com WJ, Lusitano e Grupo Vocalis
Entrada: Livre, sujeita à lotação.
Sobre as atrações
WJ
Ator, diretor teatral, poeta, cantor, rapper e compositor, WJ é conhecido por suas rimas que exaltam a santidade de Cristo e o impacto de sua vida até os dias atuais. Autointitulado “o pior poeta do mundo”, ele compartilha suas poesias em locais abertos e redes sociais.
Lusitano
Daniel Eduardo, o Lusitano, liderou por uma década a banda Brightline, levando sua música por festivais e turnês no Reino Unido e Europa. Atualmente morando no Rio, Lusitano mistura as influências do funk carioca com sua rica herança cultural angolana, portuguesa, alemã e inglesa.
Grupo Vocalis
Formado em 2006, o Vocalis é composto por Priscilla Moraes, Wallace Lopes e Wellington Costa. Recentemente, participaram da novela Vai Na Fé e da minissérie Vicky e a Musa, da Globo. Além das apresentações, atuam como palestrantes em workshops e congressos de música coral em todo o Brasil.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.