Alunos da rede municipal participam de plantio de frutíferas no Muvi

Alunos da rede municipal participam de plantio de frutíferas no Muvi

Ação ocorreu na Avenida Presidente Kennedy. Prefeito Capitão Nelson destacou a importância da atividade

O município de São Gonçalo se tornou mais verde. Nesta quarta-feira (30), no trecho 3 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (Muvi), na Avenida Presidente Kennedy, na altura do Clube Tamoio, aconteceu o plantio de mudas de árvores frutíferas. A ação é uma parceria do Governo do Estado, através da equipe da Gestão de Impacto Social da Secretaria de Estado das Cidades, com a Prefeitura de São Gonçalo.

Quinze alunos da Escola Estadual Municipalizada Mentor Couto participaram da iniciativa e ajudaram no plantio de mudas de árvores frutíferas – amora e pitanga. Mais de 1.200 mudas de árvores e arbustos serão plantadas ao longo do novo corredor viário que está sendo construído em São Gonçalo. Também apoiaram a iniciativa as secretarias municipais de Habitação, Educação, Conservação, Semgipe e Guarda Municipal. No local, além do plantio, as crianças realizaram atividades recreativas.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância da atividade. “Preservar o meio ambiente e incentivar o plantio de árvores no nosso município é muito importante. Isso se torna mais impactante ainda quando trazemos as nossas crianças para as atividades. Elas são a próxima geração e têm um trabalho para continuar por todo o município. Sempre realizamos ações de plantio pelo município e contamos com o trabalho da Secretaria de Conservação, que cuida para que as plantas cresçam bonitas e saudáveis”, disse.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também falou sobre a ação. “O projeto do Muvi, além das melhorias de infraestrutura viária, também contempla ações de plantio, visando garantir mais sustentabilidade e preparar São Gonçalo para enfrentar os desafios do futuro, como o aquecimento global. Seguimos empenhados, sob a liderança do governador Cláudio Castro, para tornar as cidades mais resilientes e melhorar a vida do cidadão fluminense”, comentou Ruas.

Vanessa Vianna, diretora da unidade de ensino, explicou que as crianças estavam animadas para participar da atividade. “O movimento do plantio é de extrema importância para o planeta e conscientizar nossos alunos para essa atividade é urgente. É uma ação que que envolve não só a vida deles, mas as gerações futuras. Com a ação, eles conseguem ver também o que está sendo feito na nossa cidade, o que é um privilégio único”, destacou a diretora.

Abner Monteiro, de 13 anos, é aluno do 4° ano do ensino fundamental e gostou de “colocar a mão na massa” e transformar São Gonçalo plantando árvores no MUVI. “Achei interessante a proposta e faz bem para o mundo. Tem muita gente que não se importa com as árvores, mas aqui temos pessoas que se importam. São Gonçalo está ficando mais bonito e mais verde. Seremos inspiração para outras pessoas”, disse Abner.

“Vale destacar que esta é a terceira ação do tipo no Muvi. Centenas de mudas de variadas espécies de árvores (como Ipê, Escumilha, Acácia e Sibipiruna) já foram plantadas nos trechos 1, 2 e 3 do maior projeto de mobilidade urbana de São Gonçalo”, disse a Prefeitura no texto.

O projeto – As obras do Muvi são executadas através da Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto contempla a criação de um novo corredor viário, com pistas preferenciais de ônibus e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, trecho onde são previstas várias intervenções urbanísticas e de paisagismo. Com investimento de R$ R$ 287 milhões, o corredor terá 32 estações e 18 quilômetros de extensão.

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *