Projetos de mobilidade do Governo do RJ recebem Selo Bicicleta Brasil

Projetos de mobilidade do Governo do RJ recebem Selo Bicicleta Brasil

Executadas pela Secretaria das Cidades, obras do Muvi, da Avenida 22 de Maio e da Ciclorrota vão passar a utilizar a marca do programa

Tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis, preparadas para enfrentar os desafios do futuro é uma das missões do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E sob essa ótica, obras executadas pela Secretaria das Cidades foram reconhecidas pelo Programa Bicicleta Brasil e passam a usar o selo que ressalta importância e os benefícios das intervenções para as cidades e seus moradores.

“Investir em mobilidade, com transporte de massa sustentável, é uma das nossas marcas. Estamos transformando essas cidades em espaços mais verdes e que oferecem mais qualidade de vida para o cidadão. As obras também vão impactar no trânsito, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa. Nosso foco é sempre o bem-estar da nossa gente”, avaliou o governador Cláudio Castro.

São três projetos que receberam a habilitação para o selo do Programa Bicicleta Brasil: as intervenções na Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, e a implantação do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada) e da Ciclorrota, ambas em São Gonçalo.

O Muvi é um corredor expresso que liga Guaxindiba a Neves, que corta mais de 18 bairros, e que tem na sua concepção ciclovias e áreas verdes e de convivência, além de proporcionar o fluxo de trânsito mais seguro e mais rápido.

Já a Avenida 22 de Maio, a principal de Itaboraí, está sendo totalmente transformada com a execução dos serviços drenagem, pavimentação, reurbanização, e sinalização viária, além da construção de 9,6 km de ciclovia e arborização. No total, cinco bairros e 16 ruas estão sendo contemplados e terão redução de tempo no trânsito, bem como melhoria no escoamento da produção agrícola regional. Os investimentos vão ultrapassar os R$ 264 milhões e o primeiro trecho já foi entregue à população.

Já na Ciclorrota, obra que tem investimentos que passam dos R$ 12 milhões, serão construídos 4,4 km de pista sinalizada e exclusiva para os ciclistas, ligando o bairro Raul Veiga à Praça Getúlio Vargas, no Rocha. Além da via exclusiva, o projeto também engloba calçamento e passeio público novos, com áreas verdes e de convivência.

“Receber o selo do Programa Bicicleta Brasil mostra o planejamento da gestão do governador para transformar as nossas cidades, prepará-las para o futuro e tornar ainda melhor o Estado do Rio de Janeiro. É fundamental incentivar o uso de bicicletas nos municípios, gerando mais sustentabilidade” afirmou Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades.

O Programa Bicicleta Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, com o objetivo de reconhecimento e divulgação de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana em todo o país.

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *