População vai ganhar nova unidade de saúde da família

População vai ganhar nova unidade de saúde da família

USF Bandeirantes foi praticamente refeita para ampliar atendimento

Após um ano e quatro meses de revitalização, a Unidade de Saúde da Família (USF) Bandeirantes está praticamente pronta, aguardando retoques finais para ser entregue à população, nos próximos dias. A equipe da Subsecretaria da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo já montou todo o mobiliário e instalou os equipamentos.

A nova USF Bandeirantes é grandiosa, tem dois andares, elevador e ocupa quase todo o terreno da esquina das ruas Senador José Kairala com Joaquim Laranjeiras. Antes, o posto funcionava em uma casa pequena e antiga, que atendia 8 mil usuários, e foi parcialmente demolida para dar lugar à nova USF.

Com a nova estrutura, a nova USF Bandeirantes passará a atender 12 mil pacientes. Ela tem consultórios multifuncionais, ginecológico e odontológico, salas de vacina, inalação, curativo, esterilização, observação, multiuso, administração, espera, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, estoque, fraldário, vestiário, banheiros para funcionários e adaptados para pessoas com deficiência (PCD). 

“Estamos revitalizando ou construindo novas unidades em locais próprios. Estamos melhorando os postos para melhor atender tanto a população quanto os funcionários. Com um local de trabalho digno, eles também têm como oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes. Esse é o objetivo maior. E seguiremos avançando com novas unidades revitalizadas”, disse a secretária municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour. 

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a USF Bandeirantes terá ambientes humanizados e climatizados. Os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

Fotos: Julio Diniz

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *