O Rio de Janeiro foi o estado com maior número de unidades premiadas
A Secretaria de Estado de Saúde promoveu um grande encontro com representantes de diferentes unidades da rede de saúde para debater práticas de segurança dos pacientes. Ao fim do dia, representantes das unidades receberam premiações pela eficiência e qualidade dos atendimentos.
A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, participou do evento e destacou a importância de discutir esse tema com o objetivo de oferecer um melhor atendimento aos variados casos. “A gente encerra o mês da saúde do paciente, o mês laranja, reforçando que ele (o nosso paciente) é a maior prioridade. Temos um mês reconhecido mundialmente, mas aqui na SES, nós temos o paciente como foco dia e noite”, destaca a secretária.
Oito unidades da rede estadual de saúde receberam o Selo de Segurança do Paciente. O Rio de Janeiro foi o estado com maior número de unidades premiadas. A premiação destaca o compromisso das instituições em promover a cultura de segurança do paciente, alinhada às melhores práticas de gestão de incidentes no setor de saúde.
Entre as unidades premiadas estavam: Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama; Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda; Instituto Estadual do Cérebro, na capital; e UPA Colubandê, em São Gonçalo. Todas as unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.
A Epimed Solutions realizou a certificação das unidades a partir de critérios estabelecidos em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. O estado do Rio de Janeiro é líder em certificações do Programa de Governança Clínica implementado em diversas secretarias de saúde de nosso país.
O presidente da Epimed, Carlos Eduardo Reis, destacou os avanços em nível global no assunto. “É muito prazeroso saber que o Rio de Janeiro acompanha o patamar global da segurança do paciente e ver que não é possível retroceder no assunto. Com essa cultura implementada na rede, todos nós temos somente a ganhar”, destacou o médico.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.