Os candidatos(as) Jaqueline Pedroza (Novo), Viviane Carvalho (PMN), Reginaldo Afonso (PSTU), Professor Josemar (Psol), Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (PL) gravaram para pod cast, vídeos, andaram nas ruas e participaram de reuniões para levarem as suas propostas aos eleitores
Ao faltar um pouco mais de uma semana para o primeiro turno das eleições municipais de 2024 marcado para domingo (6/10), os candidatos(as) a prefeito(a) de São Gonçalo apertam o ritmo para que o detalhe faça a diferença.
A candidata a prefeita do Novo, Jaqueline Pedroza, ao lado dos correligionários, percorreu as ruas de São Gonçalo. Segundo ela, sua campanha não é milionária, mas é a mais honesta.
“Estamos nas rua levando nossas bandeiras, que é combate a corrupção, cortes de privilégios de políticos, gestão que entregue resultados efetivos para nossos gonçalenses”, disse Jaqueline.
Ela disse que sua campanha não tem uma multidão de pessoas trabalhando, não tem muitas bandeiras, mas é a mais limpa.
“O eleitor não verá papéis da nossa campanha jogados no chão. Sei que o que o eleitor quer é ver e o seu dinheiro sendo valorizado e investido no que realmente importa: segurança, saúde, educação, uma cidade capaz de receber e manter empresas para gerar emprego e renda para o gonçalense”, afirmou Jaqueline Pedroza.
A candidata a prefeita do PMN, Viviane Carvalho, caminhou nesta quarta-feira (25), ao lado dos moradores do Bandeirante. Ela disse que quanto mais pessoas conhece e conversa, mais anseia pela vitória e pela oportunidade de transformar São Gonçalo numa cidade melhor para todos.
“A cada encontro, sentimos a força da mudança que vem do povo. Os moradores precisam ter seus direitos básicos garantidos, e a iluminação pública é um deles”, disse ela.
De acordo com Viviane, o projeto de seu governo de ampliação da iluminação pública vai levar luz para locais de difícil acesso e completamente abandonados. “É inadmissível que tantas pessoas saiam de casa muito cedo ou retornem tarde da noite, passando horas na escuridão, sem a segurança que merecem”, discursou a candidata do PMN.
O candidato a prefeito do PSTU, Reginaldo Afonso, fez corpo a corpo pelas ruas da cidade e conversou com eleitores. Na ocasião, ele explicou que mais de 1/3 da população de São Gonçalo vive com menos de ½ salário mínimo, segundo o IBGE.
“Quase 35% dos jovens até os 29 anos não tem emprego. Dentre os que têm ocupação, 32% se declararam como autônomos informais, ou seja, possuem vínculos precários, sem nenhuma segurança trabalhista”, disse Reginaldo.
Ele disse que o projeto do capitalismo é acabar com os empregos formais.
Além da exploração em razão da desigualdade econômica salarial e da sobrecarga com cuidados e trabalhos domésticos, as trabalhadoras vivem um cotidiano de violência e assédio em casa e no trabalho que são ignorados pelas autoridades ou quando cientes, como no caso o ministro, prevalece a omissão para a proteção do agressor”, lamentou o candidato do PSTU.
A agenda de Reginaldo Afonso é a seguinte: Na manhã desta quinta-feira (26), ele fez uma caminhada no bairro Raul Veiga. Já nesta sexta-feira (27), às 9h, Reginaldo faz outra caminhada no bairro Rio do Ouro.
O candidato do Psol, Professor Josemar, participou de uma entrevista para um Pod Cast. Na ocasião, ele explicou que não tem como implantar o tarifa zero, sem enfrentar os empresários de ônibus.
“É preciso criar uma empresa pública e criar novas linhas, pois tem bairros na cidade que não se ligam. Por exemplo, um estudante que sai de Santa Isabel para estudar na Uerj leva mais tempo do que se for para o Rio”, disse Josemar.
O candidato psolista nesta semana comemorou o apoio que recebeu na sua campanha. “É com muita alegria que recebo o apoio da deputada federal Sâmia Bomfim à nossa candidatura. Vamos juntos transformar São Gonçalo em uma cidade mais justa e inclusiva e com Sâmia ao nosso lado, reforçamos o compromisso com a educação, a saúde e o bem-estar do nosso povo”, afirmou Professor Josemar.
O candidato do PT a prefeito de São Gonçalo, Dimas Gadelha, participou de uma entrevista para um Pod Cast e falou sobre a venda da Cedae. Segundo ele, a cidade recebeu R$ 1 bilhão da venda e, infelizmente, não destinaram nada para levar água à torneira de quem mais precisa.
“Mas temos uma boa notícia: ao menos àqueles que têm água na torneira, a Tarifa Social virou lei e vai ajudar com 50% de desconto na conta d’água do trabalhador”, explicou Dimas.
Ele explicou que a Tarifa Social de Água e Esgoto assegura desconto de 50% sobre a tarifa aplicável à primeira faixa de consumo, observadas as diretrizes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
De acordo com o petista, o benefício vai incluir usuários com renda per capita de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
“Vamos reforçar a saúde pública com concurso para novos profissionais, ampliar a frota de ambulâncias, construir uma nova sede para a Defesa Civil e lançar o programa ‘Saúde na Palma da Mão’, garantindo atendimento rápido e eficiente para todos os gonçalenses”, afirmou Dimas.
O candidato a reeleição do PL, Capitão Nelson, iniciou a quarta-feira (25) com gravação para programas eleitorais de TV e conteúdos direcionados à web. O atual prefeito cumpriu compromissos de governo na sede do Executivo municipal e, à noite, participa de reuniões junto a candidatos a vereador.
Na noite da última terça-feira (24), Capitão participou de três reuniões nos bairros Arsenal e Rio do Ouro, junto a candidatos e eleitores, acompanhado do deputado estadual Douglas Ruas e do deputado federal Altineu Côrtes.
O candidato à reeleição falou sobre a força política da população, que o elegeu em 2020 apostando em mudanças verdadeiras para a cidade, que vivia décadas de descaso e estagnação quando ele assumiu a gestão.
“Toda vez que faço reunião com os secretários eu falo que nós temos que trocar o pneu do carro em movimento aqui em São Gonçalo, para reaver o tempo em que ela ficou parada. Transformamos a cidade e vocês me ajudaram nisso. Quem nos dá força para trabalhar, são vocês”, disse Capitão Nelson, que também pontuou a importância do voto em um município com mais de 600 mil eleitores aptos a votar no próximo pleito, no dia 6 de outubro.
O deputado estadual Douglas Ruas enfatizou a importância de São Gonçalo seguir avançando através do trabalho realizado por Capitão Nelson.
“Capitão Nelson foi eleito em 2020 prometendo trabalho! E isso ele demonstrou durante esses três anos e oito meses que esteve à frente do município. Vamos conversar com nossos amigos e familiares sobre os avanços que tivemos com Capitão Nelson. Todos nós gonçalenses já enxergamos uma nova cidade, muito melhor do que a que tínhamos há quatro anos”, disse o deputado estadual Douglas Ruas.
Nesta quarta-feira (25), Capitão deu continuidade à sua agenda de campanha, com reuniões durante a noite.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.