Operação Torniquete: Polícias Civil e Militar iniciam 2ª fase para reprimir roubos de cargas e de veículos

Operação Torniquete: Polícias Civil e Militar iniciam 2ª fase para reprimir roubos de cargas e de veículos

Ações visam à redução dos indicadores estratégicos de criminalidade

Por determinação do governador Cláudio Castro, as polícias Civil e Militar iniciam, nesta quarta-feira (11/09), a 2ª fase da Operação Torniquete para reprimir roubos de veículos e de cargas. As ações integradas contarão com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e serão realizadas com base em investigações das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), informações de inteligência e dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).


As diligências desta quarta ocorrem na Baixada Fluminense e na Zona Norte, e têm o objetivo de reduzir os indicadores estratégicos de criminalidade. Até o momento, cinco pessoas foram presas, drogas, armas e rádios comunicadores foram apreendidos.  

Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices. Em julho de 2023, por exemplo, foram registrados 127 roubos de cargas e 1.134 roubos de veículos na Região Metropolitana. Ambos foram os menores números de casos desde janeiro de 2019.

A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Polícia Civil, por meio da DRFA e DRFC. Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *