O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu na manhã desta quinta-feira (18/07) uma visitante especial: Laura Trindade, de 11 anos, que sonha em ser promotora de Justiça.
Acompanhada por seu pai, Rogério, e suas duas irmãs, Laura foi recebida pela equipe do CDM/MPRJ e pelos procuradores de Justiça Márcio Klang e Patrícia Carvão para uma visita guiada pela instituição. Durante o passeio, ela conheceu as atribuições do Ministério Público e entendeu melhor como funciona o ingresso e a carreira de promotora de Justiça.
Filha de um assessor jurídico, Laura está familiarizada com o mundo jurídico desde cedo. O interesse da jovem surgiu ao assistir à série de TV Law & Order, que aborda crimes investigados e julgados em Nova Iorque. “Eu sempre gostei de defender os outros. Aí surgiu a série, eu gostava de ver porque uma coisa que me interessava muito na promotora era que ela tinha determinação, podia falar. E isso sempre despertou interesse em mim”, contou Laura.
Seu pai percebeu o interesse e incentivou. “Não é apenas uma questão financeira, mas de poder transformar algo, ser um instrumento para modificar a sociedade”, afirmou Rogério. Foi ele quem entrou em contato com o MPRJ para agendar a visita, por meio da Ouvidoria oficial. O pedido foi encaminhado à coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana do MPRJ, procuradora de Justiça Patrícia Carvão, que analisou a iniciativa e solicitou a parceria do CDM/MPRJ para que a visita pudesse acontecer, já que o órgão recebe regularmente estudantes da rede pública estadual para visitas guiadas.
“Eu fico feliz de uma menina com apenas 11 anos já ter essa percepção do sistema de justiça, se identificar com a carreira, e sonhar com seu futuro. Acredito muito no efeito pedagógico das visitas escolares ao MPRJ, e mesmo no potencial de uma visita individual, como a que aconteceu hoje. Tenho certeza de que a Laura sai hoje daqui com muitas novidades para contar, e mais consciente de sua cidadania”, observou.
Assim, após a fala dos procuradores de Justiça, a jovem prosseguiu sua visita guiada pela com a equipe técnica do CDM/MPRJ, seguindo a programação oferecida regularmente. O coordenador do CDM, Márcio Klang, valorizou o trabalho de aproximação do MPRJ com a sociedade. “Quando iniciamos o trabalho no CDM, uma das metas que estabeleci como coordenador era justamente divulgar o Ministério Público, porque grande parte da sociedade não o conhece”, disse o procurador de Justiça.