Crianças se escondem de tiroteio no chão do refeitório de escola no Jardim Catarina, em SG

Crianças se escondem de tiroteio no chão do refeitório de escola no Jardim Catarina, em SG

Confronto entre os militares e criminosos foi exatamente no horário de entrada e saída das crianças

Um tiroteio ocorrido no fim da manhã desta sexta-feira (5/7), no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, fez com que crianças buscassem refúgio no refeitório de uma escola municipal para se proteger. 

Nos grupos de WhatsApp, as conversas obtidas pelo Site São Gonçalo Vai Mudar viralizaram nas redes sociais durante todo o dia contanto o desespero de uma professora que orienta os alunos a se manterem agachados e alerta e para que mantenham o prato nas mãos ao comerem no chão.

“Triste a gente tem que ficar nessas condições, tendo que ficar no refeitório da escola, tendo que se proteger dos tiros, que estão constantes, sem hora para acontecer”, afirma a professora. 

Uma mãe pergunta: “O tiro está solto no Catarina. Sei que as operações da polícia são importantes, mas tem que ser exatamente no horário de entrada e saída das crianças?

No desespero total com crianças e professores deitados no chão um aluno chega a indagar a professora: tia, como é que a gente sabe do tiro?”. “Ele está em todas as partes. Como não sabemos se está pertinho ou distante o melhor é não ficar na janela quando o tiro está muito intenso”, responde a professora. 

O Jardim Catarina é um bairro às margens da RJ 104 do Rio de Janeiro que é alvo de disputas intensas entre facções de traficantes, de acordo com o relato de uma fonte que investiga o narcotráfico no Rio ao Site SG Vai Mudar.

Em 2019, um tiroteio no local alterou ou interrompeu o itinerário de 18 linhas de ônibus – alguns motoristas foram ameaçados por bandidos armados. Também houve toque de recolher no bairro. Os estabelecimentos comerciais ficaram fechados por ordens dadas pelos bandidos. Além disso, 14 escolas interromperam as aulas.

Em suas redes sociais a PM informou que os policiais do 7ºBPM realizaram uma operação com objetivo de retirada de barricadas e liberação de vias, nesta sexta-feira, nos acessos à comunidade do Jardim Catarina. “Ao todo, foram retiras cerca de cinco toneladas de materiais”, disse a corporação na postagem.

Sobre os tiros a PM disse que durante a ação, os agentes teriam sido atacados por suspeitos. Ninguém foi preso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação confirmou que uma troca de tiros assustou moradores e interrompeu as aulas em pelo menos uma unidade de ensino no Jardim Catarina, em São Gonçalo, nesta sexta-feira (05).

“Todos os estudantes do turno da tarde no Ciep 051 Municipalizado Anita Garibaldi ficaram sem aulas por conta de um conflito entre policiais militares e suspeitos. Não há relato de presos ou feridos”, informou a pasta na nota.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos do Ciep que estavam na escola durante o turno da manhã saíram da escola em segurança e ninguém ficou ferido. À tarde, as aulas foram suspensas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *