USF Itaúna é reconstruída e ampliada, ganhando 16 salas de atendimento
A nova Unidade de Saúde da Família (USF) Itaúna foi inaugurada, nesta sexta-feira (28), pelo prefeito Capitão Nelson. Localizada na esquina da Rua José Francisco Corrêa com a Travessa Ernestina Pires, a USF vai atender os moradores da região com mais dignidade e humanização nos serviços. O posto é a 46ª unidade da rede básica entregue revitalizada pela atual gestão e tem mais de 16 salas de atendimento – todas dentro das normas e adequações do Ministério da Saúde.
“Mais de 90% da população de São Gonçalo tem como plano de saúde a rede SUS. Então, a gente tem que ter uma rede muito grande para atender e temos que melhorar sempre. A gente tenta ofertar todos os tratamentos para a população, que é muito carente de tudo. A máquina não pode parar. Precisamos tirar o atraso de décadas, que ninguém fez nada. A população merece e eu quero uma cidade melhor”, disse Capitão Nelson.
A antiga sede da USF – uma casinha nos fundos do terreno – foi derrubada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil para dar espaço à nova construção, que ocupa todo o espaço. Os funcionários da unidade de saúde estavam emocionados com o novo local de trabalho – muito diferente da unidade precária anterior.
Agora, a unidade conta com sete consultórios, consultório de odontologia com duas cadeiras e escovódromo adulto e infantil, salas de inalação, imunização, de coleta de exames, curativo, multiuso, administração, espera, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, esterilização, regulação, vestiário, banheiros para funcionários e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD).
“Estamos vendo a emoção das pessoas que trabalham aqui com essa transformação. Isso é fruto de planejamento desde o primeiro ano de gestão do prefeito Capitão Nelson, quando começamos a traçar o projeto Novos Rumos, que tem o eixo Cidade Saudável, criado para recuperar toda a estrutura da saúde, que estava deteriorada. Depois dessas obras que o Capitão está fazendo, nem dá mais para chamar de postinho. Hoje, a gente tem orgulho de ver essas entregas em vários bairros. E o grande objetivo é que a Atenção Básica tenha produtividade. Muitas pessoas que procuram a urgência e emergência poderiam ser atendidas aqui no posto. Agora, elas vão resolver os problemas aqui”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Os pacientes terão à disposição equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O posto também terá dentistas, profissionais dos programas da Atenção Básica com a oferta de preventivo, puericultura, pré-natal, medição da pressão arterial e da glicose, exames laboratoriais e os profissionais do e-Multi: nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social e psicólogo. Haverá também vacinação e serviço de curativo.
“Hoje, nossas unidades estão revitalizadas, humanizadas, climatizadas, informatizadas e com tudo de primeira. Eu sempre cobro dos profissionais de saúde para atender bem, para humanizar os atendimentos, ter carinho, ter respeito, tentar resolver o problema delas. Já vi que a equipe daqui vai fazer isso, vai levar a frente o que o Capitão sempre pede, que é atender bem a população”, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha.
A construção foi realizada conforme as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes (climatização, mobiliário e equipamentos) e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta).
Unidades da rede básica entregues:
1 – Santa Luzia
2 – Robert Koch, Patronato
3 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia
4 – José Avelino, Tribobó
5 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
6 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
7 – Badger da Silveira, Tribobó
8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte
9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba
10 – Aníbal Porto, Monjolos
11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
12 – Luiza de Marillac, Novo México
13 – Irmã Dulce, Trindade
14 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado
15 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei
16 – Getúlio Vargas, Boa Vista
17 – Candoza
18 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia
19 – Anaia
20 – Victor Chimelly, Paiva
21 – Tancredo Neves, Luiz Caçador
22 – Neuza Goulart, em Palmeiras
23 – José Bruno Neto, Boa Vista
24 – Altair da Silva, Mutuá
25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno
26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina
27 – Adolfo Lutz, Amendoeira
28 – Armando Leão Ferreira, Morro do Castro
29 – Bento da Cruz, Porto Novo
30 – Louis Pasteur, Guaxindiba
31 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina
32 – Doutel de Andrade, Maria Paula
33 – Marechal Cândido Rondon, Colubandê
34 – Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel
35 – Clínica Gonçalense do Colubandê
36 – Bocayuva Cunha, Gradim
37 – Roberto Silveira, Vista Alegre
38 – Albert Sabin, Salgueiro
39 – Elza Borges, Santa Luzia
40 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
41 – Josias Muniz, Arrastão
42 – Mariléa Cardoso, Jóquei
43 – David Capistrano, Recanto das Acácias
44 – Água Mineral
45 – Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros
46 – Itaúna
Postos em obra de revitalização e construção
1 – Bandeirantes
2 – Clínica de Neves
3 – Clínica Lagoinha
4 – Vista Alegre.
Fotos: Renan Otto