HCCOR faz campanha incentivando doação de sangue

HCCOR faz campanha incentivando doação de sangue

Hospital de São Gonçalo participa da campanha Junho Vermelho  

O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, participou da campanha Junho Vermelho e incentivou a doação de sangue entre os acompanhantes dos pacientes que vão para consultas e cirurgias na unidade.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado no mês de junho que ganhou a cor vermelha para a campanha de incentivo. As doações devem ser feitas no Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto, das 8h às 16h30.

O espaço faz campanha permanente para renovar o estoque de sangue, já que ele atende todos os hospitais municipais da cidade. Diariamente, mais de 30 bolsas de sangue são usadas. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção.

“Os pacientes do HCCOR, principalmente da área cardíaca, precisam muito das doações de sangue. Por isso, resolvemos fazer a campanha entre os acompanhantes. Para realizar a cirurgia de cada paciente cardíaco, por exemplo, temos que ter seis bolsas de reserva. E para os oncológicos são cinco bolsas. Vale lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, explicou o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

A estudante Luana Lopes da Silva, de 18 anos, deu o exemplo antes mesmo de saber da campanha. Com o seu avô agendado para a cirurgia no HCCOR, ela foi ao Hemonúcleo realizar a doação há um mês. “Essa campanha é muito importante. Tem muita gente que tem medo e a campanha acaba estimulando. Eu doei para o meu avô há um mês. Não há o que temer”, disse a estudante.

Os candidatos à doação de sangue passam por uma triagem e os funcionários avaliam se a pessoa está ou não apta para a doação. A retirada de cerca de 400 ml de sangue leva poucos minutos. Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano, não estar gripado, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis e não ter hepatite B e C.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

     Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os interessados devem levar identidade ou carteira de habilitação impressas originais ou digitais. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Fotos: Fabio Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *