Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza seminário sobre saúde do homem

Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza seminário sobre saúde do homem

O público-alvo do programa – homens entre 20 e 59 anos – é formado por cerca de 307 mil homens

O Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, realizou o primeiro seminário com o tema: “A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e seus desafios”. O evento aconteceu na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Trindade.

Participaram do evento: profissionais de saúde, estudantes e gestores da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo as 150 vagas foram preenchidas. 

“O objetivo principal do seminário é discutir sobre a importância da inclusão da população masculina no âmbito do SUS em caráter emergencial, visto que os homens não se sentem pertencentes à saúde. Outro objetivo é elaborar estratégias para a realização da busca ativa desses homens com agendamento e marcação de uma consulta, pelo menos, uma vez ao ano; inserção dos homens na consulta do pré-natal e demandas espontâneas para consultas médicas”, explicou Maria Netto, coordenadora do programa municipal.

O seminário levou em consideração um dos principais pilares da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que é a promoção e prevenção em saúde para reduzir o alto índice de mortalidade por causas preveníveis, com adoção de um comportamento preventivo mais frequente, aliada aos hábitos alimentares saudáveis, com prática de exercícios físicos e a renúncia ao tabagismo. A intenção é ter um impacto positivo no bem-estar dos pacientes.

A PNAISH foi instituída pela portaria GM/MS nº 1.944, de agosto de 2009, e implantada em São Gonçalo em 2019. Ela tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da rede SUS.

“O Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem promove a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta dentro da faixa etária determinada. O programa oferece apoio, suporte e visita às unidades de saúde para supervisão, orientação e implantação de ações de saúde, contribuindo de modo efetivo para a oferta de serviços e consultas para esta população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha. 

Segundo o último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, São Gonçalo tem 520.403 homens. O público-alvo do programa – homens entre 20 e 59 anos – é formado por cerca de 307 mil homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *