Jardim Alcântara e Praça do Colubandê recebem replantio de palmeiras

Jardim Alcântara e Praça do Colubandê recebem replantio de palmeiras

Árvores retiradas de trechos em obras do MUVI foram reinseridas no espaço público

O município de São Gonçalo investe constantemente em paisagismo. Diversas áreas verdes estão sendo criadas nas novas obras da cidade. O estacionamento no polo de autopeças no Jardim Alcântara, por exemplo, recebeu palmeiras que foram retiradas das obras do Muvi. O mesmo foi feito em uma área de descarte irregular de lixo na Rua Capitão Juvenal Figueiredo.

O trabalho de retirada das palmeiras, conservação e replantio é realizado pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Parques e Jardins. Até o momento, mais de cem palmeiras já foram replantadas na cidade.

Ao retirar as palmeiras das obras, a Secretaria de Conservação busca preservar as raízes. Depois, as palmeiras são encaminhadas para o Horto Municipal, localizado no bairro Água Mineral, onde são cuidadas com matéria orgânica e adubo, ficando preservadas. No tempo certo, elas são reinseridas no ambiente público. No Jardim Alcântara, por exemplo, o replantio das palmeiras teve fim nesta terça-feira (18).

Na Praça do Colubandê, também está sendo feito um trabalho de paisagismo. No local, além das palmeiras do MUVI, estão sendo plantadas mudas das seguintes espécies de árvores e plantas: ipê-rosa, pau-ferro, pau-formiga, cassia, palmeira-laca e palmeira triangular. Esta última foi retirada da própria praça no início das obras e agora esta espécie está sendo replantada no local.

A Praça Chico Mendes também recebeu palmeiras vindas do MUVI em seu projeto de paisagismo. A manutenção das espécies de árvores e plantas nos espaços públicos é feita também por funcionários da Subsecretaria de Parques e Jardins.

“A Secretaria de Conservação, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, realiza esse trabalho de plantio e replantio de árvores constantemente e com o Muvi isso não seria diferente. Replantamos palmeiras do projeto, por exemplo, em uma área de descarte irregular no Jardim Alcântara, no polo de autopeças, também no Jardim Alcântara, e na Praça do Colubandê. No Colubandê, inclusive, muitas árvores estão sendo replantadas lá”, afirmou o secretário Edson Leal.

Dentre as novidades do paisagismo no município, a Secretaria de Conservação está planejando criar um mini bosque público para a população no Jardim Alcântara. Além disso, uma área de plantio de mudas de diversas plantas também será feito próximo ao viaduto do Colubandê.

Fotos: Renan Otto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *