Moradores também receberam ação do projeto Cidadania Itinerante em escola
A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, com o objetivo de capacitar os moradores sobre como agir no deslocamento de suas casas de forma segura em caso de desastres naturais, realizou mais um exercício simulado de desocupação no bairro Gradim, na manhã deste sábado (22). A ação, que faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente, aconteceu na Travessa Dr. Gradim.
“Um dos objetivos do simulado é garantir a segurança e o bem-estar da população gonçalense em caso de risco de deslizamento”, disse o major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil.
Durante o exercício de simulação, os moradores receberam informações sobre evacuação ordenada em direção ao ponto de apoio, abrigos temporários e apoio em caso de deslizamento real e foram alertados sobre a importância de seguir as instruções da equipe técnica da Defesa Civil.
Para que haja familiarização dos moradores com o som da sirene, equipes da Defesa Civil acionaram as sirenes durante o simulado.
Os moradores do Gradim também receberam serviços como aferição de pressão realizada por servidores da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e atendimentos odontológicos realizados na van odontomóvel.
As crianças da comunidade puderam interagir com um jogo elaborado pela Defesa Civil com a Secretaria de Comunicação Social onde os participantes podem aprender as noções de segurança de forma lúdica e interativa.
“Essa interação através do joguinho aumenta a quantidade de pessoas envolvidas no exercício de simulação”, afirmou o major.
A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas. O simulado de desocupação é feito mensalmente nas comunidades atendidas pelo Sistema de Alerta e Alarme por sirenes.
Cidadania Itinerante também fez atendimentos no bairro
Neste sábado também aconteceu uma ação do projeto Cidadania Itinerante na Escola Municipal Jovita Maria de Jesus, no Gradim. Mais de 300 pessoas foram atendidas nesta edição pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social.
A ação ofereceu diversos serviços gratuitos à população. Mais de 300 pessoas foram atendidas nesta edição. A população teve acesso a isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, orientação jurídica e sobre o Bolsa Família, instruções sobre o CRAS e CREAS, verificação sobre o direito à tarifa social da Águas do Rio, vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, odontomóvel e recreação infantil.
Sobre o Cidadania Itinerante – O projeto que se tornou uma política pública aprovada por lei – foi criado com o objetivo de levar diversos serviços para os moradores das áreas mais vulneráveis da cidade de forma gratuita. Desde sua criação, milhares de pessoas já foram atendidas.