Prefeitura faz ação com idosos do Centro de Referência do Jardim Catarina

Prefeitura faz ação com idosos do Centro de Referência do Jardim Catarina

Atividades fizeram alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, o Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa (Cerpi), que fica no Jardim Catarina, preparou uma manhã repleta de conhecimentos e serviços de saúde e bem-estar para os assistidos, nesta sexta-feira (14).

A data faz parte parte do Junho Violeta, que foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como forma de sensibilizar a sociedade sobre as mais diversas formas de violência contra os idosos. 

Durante a atividade no CERPI – equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo -, os idosos receberam palestras sobre os tipos de violência e o Estatuto da Pessoa Idosa, através de uma palestra ministrada por equipes da Subsecretaria de Proteção Social Especial; sobre educação financeira com representantes do Sebrae; além de serviços de auriculoterapia e massoterapia. 

“O Junho Violeta é uma data muito importante para conscientizar toda a população sobre uma situação que muitas vezes é silenciosa e negligenciada. Nossa iniciativa de hoje, além de alertar os idosos sobre os tipos de violência e seus direitos, promovendo uma reflexão e debate com eles, também foi direcionada para um momento de lazer e bem-estar. A sociedade precisa ter um olhar de sensibilidade com nossos idosos porque são pessoas que contribuíram a vida toda para um desenvolvimento social”, destacou a coordenadora do CERPI, Cinthia Weber. 

O Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa atende a mais de 600 pessoas por mês. Formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, o equipamento oferece aula de alfabetização e crochê, rodas de conversa, passeios culturais e oficinas que estimulam a mente e o corpo. 

Idosos acima de 60 anos que tiverem interesse em participar das atividades oferecidas no CERPI podem ir até a unidade, que fica na Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, e solicitar a ficha de inscrição.

Fotos: Renan Otto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *