Espaço Rosa aprimora atendimento e garante apoio multiprofissional a pacientes

Espaço Rosa aprimora atendimento e garante apoio multiprofissional a pacientes

Unidade de saúde conta com equipamentos de última geração

O Espaço Rosa, no Zé Garoto, é o local onde as gonçalenses têm acesso a serviços, consultas e exames, principalmente para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo do útero. Com duas especialidades médicas – mastologista e ginecologista, a unidade também oferece apoio multiprofissional com psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta e agrada as mulheres gonçalenses.

Caso da paciente Ana Lúcia Gonçalo Barros, de 53 anos, que está há sete meses sendo amparada pela unidade. Ela descobriu um nódulo no seio em casa, enquanto tomava banho, e procurou ajuda. Realizou exames, já passou por cirurgia no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha; e deu início à quimioterapia em clínica conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS) em São Gonçalo. 

“Fui totalmente abraçada, literalmente, e foi tudo para mim. Logo no início, em setembro, a equipe me amparou de todos os lados. Não foi só o auxílio médico, mas, principalmente, psicológico. Eu só tenho a agradecer pelo acolhimento e tratamento maravilhoso de todos os profissionais. Eu aconselho que todas as mulheres venham fazer o exame sem medo porque cheguei mal e fui atendida com muito carinho, como estou sendo até hoje”, contou Ana Lúcia. 

Além da ultra de mama, mamografia e biópsia de mama, o Espaço Rosa também oferece ecocardiograma, eco doppler, preventivo e ultras de próstata, abdômen total, vias urinárias e transvaginal. A dona de casa Deusiana Barcelos Alves, 65, passou por ginecologista na unidade, que a encaminhou para o mastologista. Ela já realizou a mamografia, ultrassonografia de mama e fará biópsia na próxima semana. 

“A mamografia mostrou que estou com um cisto na mama. Vou fazer a biópsia para ver o que é. Estou gostando muito do atendimento e do tratamento. Todos são muito atenciosos. Sou sempre muito bem recebida”, opinou Deusiana. 

O Espaço Rosa funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, a unidade abre, exclusivamente, para a realização de ultrassonografias e mamografias agendadas. As marcações para o mastologista e biópsia são diretas na unidade, assim como o preventivo, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. 

“No início do governo do prefeito Capitão Nelson, o mamógrafo ainda era analógico. Agora, temos mamógrafo digital de última geração. E não é só a mudança do mamógrafo. Oferecemos todas as etapas para o tratamento do câncer na cidade, o que antes não existia. É um ganho enorme para os gonçalenses acometidos por essa doença”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

Homens – O espaço ajuda as mulheres, mas os homens também têm câncer de mama e podem procurar o espaço. No local, eles passam por consulta com mastologista em caso de nodulação ou qualquer complicação na mama, fazem mamografia e também têm acesso a ultrassom de próstata, de abdômen total e vias urinárias para detectar a doença em outros locais.

Agendamentos – O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, 2.744 – Zé Garoto. Para marcar exames e consultas – tanto aqueles que são direto na unidade quanto os que são marcados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil – é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. Caso seja em nome de terceiros, a pessoa deve fazer uma declaração informando que o paciente reside no endereço dela e anexar cópia da identidade. 

A Prefeitura lembra que a inserção dos pedidos de exames e consultas no sistema pode ser feita em qualquer unidade de saúde de São Gonçalo. “É muito importante que o gonçalense mantenha o contato atualizado no cadastro. Mais informações através do whatsapp: (21) 99461-9389”, afirmou o poder público na nota.

Doações – O local aceita doações de cabelo humano, absorvente, lenço, hidratantes, almofada de apoio para pacientes mastectomizados, sutiã pós-cirúrgico, prótese mamária, alpiste e meia calça (ambos para a confecção de próteses). 

Fotos: Julio Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *