USF de Santa Izabel amplia atendimento com novas especialidades

USF de Santa Izabel amplia atendimento com novas especialidades

Moradores do local aprovaram unidade revitalizada 

A Unidade de Saúde da Família (USF) Gladys Rodrigues Ramos Freitas, em Santa Izabel, com cinco meses de revitalização, oferece uma gama de serviços e especialidades para os moradores do bairro. Com capacidade para atender 12 mil usuários, a USF é muito elogiada pelos moradores pelos atendimentos humanizados.  

O eletricista Marco Antônio Muniz Cardoso, de 57 anos, é paciente da unidade desde a sua antiga estrutura. “Moro em Santa Izabel desde que nasci. Sou usuário desse posto há anos. Sempre teve um atendimento de excelência, mas tudo melhorou muito após a obra. O ambiente está outro”, disse Marco, que pegou medicações após passar pelo clínico.

Mesmo sendo uma unidade da rede básica de saúde, ela oferece as especialidades de pediatria, ginecologia e cardiologia, além do clínico geral. Outro diferencial é o eletrocardiograma. Mais ampla e modernizada, a unidade também conta com dentistas e equipe do e-Multi com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e educador físico.  

“Frequento aqui há muitos anos. É uma maravilha. Mudou o atendimento em vários quesitos, inclusive com a inclusão na regulação na hora com a informatização. Está tudo ótimo”, opinou a dona de casa Maria José de Macedo, 62, que vai ao clínico e faz sessões de quiropraxia instrumental na unidade.

 A USF ainda tem os serviços de laboratório para os exames de sangue, urina e fezes; realiza testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): HIV, hepatites b e c e sífilis, curativos, vacinação, preventivo, puericultura, pré-natal, aferição de pressão e da diabetes e tem os programas da Atenção Básica. 

O secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha disse que a unidade recebeu pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados), além da revitalização da fachada e revisão elétrica, tudo dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 “O posto, que fica em local mais afastado da cidade, conta com todo o acolhimento necessário e adequado para os moradores do bairro. Por ter especialidades, além do clínico geral, moradores de outros bairros também vão se consultar no posto. É mais dignidade para todos. Vamos continuar trabalhando para entregar mais unidades como esta, com qualidade nos atendimentos”, garantiu o secretário.

Fotos: Fabio Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *