O encontro ocorreu no auditório da sede do CRAAI São Gonçalo
A coordenadora da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CEMEAR/MPRJ), Roberta Rosa Ribeiro e o Psicólogo e facilitador da CEMEAR Esley Cardoso, realizaram, no início desta semana (segunda-feira, 20/05), o primeiro debate de um ciclo de palestras para capacitação de integrantes da Guarda Municipal de São Gonçalo.
Cerca de 300 profissionais serão beneficiados com a iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de São Gonçalo, que surgiu da necessidade de qualificar profissionais deste segmento do sistema público de segurança para a melhoria do atendimento ao cidadão.
Nessa atividade, a promotora Roberta Rosa e o psicógolo Esley Cardoso citaram a atuação do Ministério Público, apresentaram os projetos da CEMEAR/MPRJ e sensibilizaram os servidores da GM de São Gonçalo para a importância da adoção de outras formas de lidar com os conflitos.
Elas ressaltaram a importância da condução da mediação de conflitos, especialmente para este grupamento, que lida frequentemente com situações de violência. Aproveitaram, ainda, para lançar no terreno da GM de São Gonçalo a semente da restauração como via possível para lidar com os diversos conflitos que os guardas minicipais enfrentam em seu cotidiano.
“Por fim, fica evidente a importância de espaços de escuta e acolhimento para aqueles que estão na linha de frente quando o assunto é segurança pública”, disse o MP no texto.