Evento da Seeduc reuniu municípios da Região Metropolitana
Ao buscar mostrar um pouco do trabalho realizado nas escolas da rede municipal, a cidade de São Gonçalo parou para participou, nesta terça-feira (21), do evento “Encontros Regionais de Mobilização e Partilhas de Saberes e Boas Práticas”, participando da etapa da Região Metropolitana do “Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas Pela Leitura”, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), concorrendo com representantes dos municípios de Itaboraí, Maricá e Tanguá.
Para representar São Gonçalo, a escolhida foi a professora das escolas municipais Alberto Torres e Duque Estrada, Andreza Barros, com o projeto “Contos, Cantos e Encantos: Costurando uma Colcha de Retalhos”, que coloca a leitura e a escrita em contato com a individualidade de cada aluno e o respeito às diferenças. O projeto ficou em segundo lugar dentre os apresentados.
“A turma do segundo ano da Escola Municipal Duque Estrada tinha dificuldades com leitura e escrita e também dificuldades de relacionamento, socializar. Uma turma muito diversa, com histórias de vida muito diferentes e uma dificuldade grande de se respeitar. Então, nós iniciamos este projeto, com a ideia de mostrar para os alunos que, assim como uma colcha de retalhos, cada um tem uma história e essa história precisa ser respeitada”, disse a professora.
Presente no evento, o secretário de Educação de São Gonçalo, Maurício Nascimento, falou da importância da integração dos municípios com o Estado, visando a melhora da qualidade do ensino.
“Gostaria de agradecer às representantes da Seeduc por terem escolhido São Gonçalo para sediar este encontro, que tanto vai acrescentar para as nossas práticas pedagógicas. A parceria da Educação do município com o Estado é primordial para que a gente possa caminhar buscando sempre o diálogo e a melhora do serviço para a população”, afirmou o secretário.
Fotos: Luiz Carvalho