Uma das aulas foi dada em uma Umpa e a outra em uma escola
A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (14), duas palestras de primeiro socorros para dois diferentes públicos gonçalenses. A primeira capacitação reuniu os maqueiros da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia, no horário da manhã. Já no período da tarde, foi a vez de 80 crianças das turmas do Jardim III e do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental de uma unidade particular de ensino localizada na Vila Candoza receberem noções de primeiros socorros.
Para os maqueiros, foram dadas instruções básicas de primeiro socorros, além de avaliação da cena, ensinamentos sobre alerta verbal inconsciente, circulação, abertura das vias aéreas, boa respiração, parada cardíaca e outros. Eles foram instruídos com uma aula teórica e prática, com o uso da prancha rígida, onde um aluno simulou ser uma da vítima.
Já na unidade de ensino, as aulas eram focadas nas crianças, de forma lúdica, com jogos e atividades práticas. Os agentes da Defesa Civil buscaram ensinar noções gerais de primeiro socorros, manobras de desengasgo e outras. Algumas das brincadeiras foram dinâmica de vivo e morto para mostrar o trabalho em equipe, brincadeira de roda para mostrar que não se pode correr rápido para não derrubar o colega e cabo de guerra, dentre outras.
“A capacitação é a nível básico. Em Santa Luzia, repassamos os ensinamentos de forma prática e teórica para alguns maqueiros que estavam disponíveis. Na escola, a aula foi direcionada para as crianças, mas os professores e a diretora acompanharam, então, puderam captar também esses ensinamentos. A gente repassa as orientações para as crianças para que elas, por sua vez, ensinem seus pais. Dessa forma, mais pessoas irão aprender como ajudar”, ressaltou o major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil.
A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população, para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres naturais, como cursos para voluntários, Defesa Civil nas Praças e outros.
Ainda neste mês, a Defesa Civil irá realizar mais duas palestras de primeiros socorros, uma no dia 21 na Escola Estadual Municipalizada Professora Niuma Goulart Brandão, no Salgueiro; e a segunda na Associação de Moradores do Jardim Catarina, no dia 28. Um exercício de desocupação será feito na sirene do Porto Novo no dia 25 deste mês.