HCCOR sedia 1ª Jornada de Enfermagem

HCCOR sedia 1ª Jornada de Enfermagem

Evento teve palestras, qualificação e oferta de cuidados para os profissionais

Profissionais da área da enfermagem do Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, participaram, nesta segunda-feira (13), da 1ª Jornada de Enfermagem da unidade. O evento contou com cuidados para os técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e acadêmicos durante a manhã e com palestras e rodas de conversa de qualificação à tarde.

A 1ª Jornada de Enfermagem é em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Técnico de Enfermagem, lembrados nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente. A enfermeira Aline Borba foi a responsável pela organização da ação de valorização dos profissionais, junto com sua equipe. Durante a manhã, os funcionários puderam fazer acupuntura, auriculoterapia, massagem, cuidados com a pele e maquiagem.  

“Estamos cuidando de quem cuida e mostrando que pensamos nos colaboradores. São ações como essa que fazem eles se sentirem valorizados e estimulados para o trabalho. Sabemos que o trabalho deles é árduo. E hoje é um momento de bem-estar. Estamos fazendo o inverso: cuidando de quem cuida”, explicou Aline. 

A técnica de enfermagem Joice Ribeiro foi a primeira a aproveitar o trabalho da fisioterapeuta Vanessa dos Santos, que também trabalha no hospital. “É importante ser lembrada. Ter uma homenagem para gente que trabalha, que se dedica, que cuida das pessoas, que se preocupa com o próximo, é muito gratificante”, disse Joice.

No período da tarde, aconteceram rodas de conversa, dinâmicas de grupo e palestras sobre visão de liderança, a atuação do enfermeiro frente a um paciente crítico, como ter mais empatia, cuidados e humanização nos atendimentos dos pacientes, principalmente dos oncológicos e outros assuntos relacionados à enfermagem. No fim, foi exibido um vídeo de homenagem com depoimentos dos colaboradores sobre o amor pela profissão e o dia a dia da equipe no hospital. 

Letícia França, enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Intensiva (CTI), destacou a importância do evento. “O profissional se sente valorizado e dá uma revigorada na rotina do dia a dia. A gente é tão cobrado, temos muitas responsabilidades e esse momento é de valorização do profissional que trabalha todo dia na unidade e faz com que ela colha os bons frutos”.  A subsecretária de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Bianca Serour, acredita que todos os profissionais da rede hospitalar devem ser lembrados. “Essa é a primeira jornada de muitas que virão. Assim como pedimos mais humanização no atendimento aos pacientes, também temos que pensar na humanização para os funcionários. E esse evento é um dos exemplos disso”, concluiu Bianca.

Foto: Fábio Guimarães

Texto: Ascom PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *