O 1º Fórum Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de São Gonçalo aconteceu no auditório do Sest/Senat, em Tribobó. O evento teve a participação dos interessados da área da saúde, principalmente os ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo (CMS-SG), teve as inscrições de representações dos seguintes segmentos: prestadores do serviço privado de saúde, profissionais da saúde, prestadores de serviços públicos e usuários do SUS. .
O setor privado também participou através daqueles que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), com sede ou filial em São Gonçalo e com convênio aprovado pelo CMS-SG.
Os profissionais de saúde que comprovaram a profissão no município de São Gonçalo, que defendem os interesses da categoria e usuários do SUS, que não tenham convênio com as gestões municipal, estadual ou federal também participaram. Os prestadores do serviço público foram indicados pelo Poder Executivo Municipal.
O 1º Fórum Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de São Gonçalo teve como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS acontecer”. O objetivo foi o de debater, aprovar ou rejeitar com os grupos de trabalho, as propostas apresentadas para o fortalecimento das gestões e ações de trabalho e educação na área da saúde para os servidores.
O tema foi dividido em três grupos: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.