UBS do Porto Novo revitalizada amplia atendimentos

UBS do Porto Novo revitalizada amplia atendimentos

Atualmente, Unidade Básica de Saúde atende cerca de 2,2 mil usuários por mês

Apesar de ser uma unidade de saúde da rede básica, o posto Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, oferece seis especialidades médicas e serviços para os seus pacientes. A Unidade Básica de Saúde foi a quinta a receber a revitalização no governo do prefeito Capitão Nelson. Atualmente, ela atende cerca de 2,2 mil usuários por mês.

Com mudanças estruturais e de espaços para melhor atender os pacientes, a UBS oferece seis especialidades: odontologia, cardiologia, geriatria, ginecologia, pediatria e clínica geral. E ainda tem os serviços de curativo, preventivo humanizado, aferição da pressão arterial, testes rápidos para detectar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, atendimentos de enfermagem e o laboratório para a coleta de sangue, urina e fezes. 

Ariane Guerreiro de Paula, auxiliar de serviços gerais de 42 anos, leva o filho Kaique Guerreiro de Paula, de cinco meses, há três meses na unidade. “Iniciei os atendimentos com ele aos dois meses. A pediatra é maravilhosa, assim como todos os outros profissionais, que tratam o meu filho com muito carinho. Vou começar a tratar da minha filha mais velha aqui também e marcar consulta pra mim. Gostei muito”, contou a paciente. 

Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência), têm pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada. 

Para a administradora da unidade, Carla Souza, um dos maiores ganhos da unidade foi a sala de curativos, que teve a demanda aumentada após a reinauguração. A sala de classificação de risco não necessita de agendamento e também realiza a aferição da glicose em diabéticos. “O posto de saúde é outro desde que foi reformado. Nos sentimos melhor, mais acolhidos só pelo ambiente. E ainda temos um atendimento maravilhoso com os profissionais”, disse o comerciante Erlan de Castro Souza, que levou o neto ao pediatra. 

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha, destaca que a Atenção Básica é muito importante para o funcionamento de toda a rede de saúde como um todo. “Os primeiros atendimentos devem ser nos postos de saúde. Se o paciente não é bem acompanhado e atendido perto de sua casa, ele vai para as unidades de urgência e emergência, que ficam sobrecarregadas. A saúde é uma engrenagem e a rede básica tem que funcionar como está hoje, acolhendo os seus pacientes”, disse.  

O posto está todo informatizado e agenda as consultas das especialidades do local na própria unidade em datas determinadas. Ele também agenda as outras especialidades e exames pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. 

Fotos: Julio Diniz

Texto: Ascom PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *