Semtran faz campanha educativa sobre transporte escolar

A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) da Prefeitura de São Gonçalo realizou mais uma ação da campanha educativa “Segurança para você e para seus passageirinhos” nas ruas de escolas do bairro Alcântara. 

Agentes da Setran reforçaram com os pais a importância de colocar seus filhos em frotas escolares legalizadas e também deram orientações sobre as regras de embarque e desembarque das crianças durante o período de entrada e saída dos estudantes. 

“Prezamos sempre pela segurança dos alunos e dos condutores dos veículos. Os motoristas precisam entender a importância da legalização dos seus veículos, por isso estamos reforçando a fiscalização e orientação para que aqueles que não estão legalizados compareçam à Secretaria de Transportes. Além disso, nossa intenção é manter a ordem e a fluidez do trânsito, especialmente durante o período de embarque e desembarque dos alunos”, disse o secretário de Transportes, Fabio Lemos. 

A Semtran orienta que, para saber se está contratando os serviços de um profissional legalizado e com o veículo em condições de prestar esse tipo de serviço de forma segura, os pais devem prestar atenção ao estado de conservação geral do automóvel e ao selo de vistoria.

A iniciativa foi aprovada por muitos pais e responsáveis que acompanharam a ação. 

“Nós que fazemos tudo certo, como deve ser feito, acabamos prejudicados, pois muitos formam filas duplas em frente à escola, pois não têm paciência para esperar sua vez. Muito importante essa ação de fiscalização, pois inibe muitos de infringir a lei. Gostei também desse alerta sobre o transporte escolar porque hoje em dia levo e busco meu filho, mas quando ele ia para a escola de van eu fiz questão de procurar saber se o veículo estava legalizado, mas não são todos os pais que pensam assim”, declarou Cleber Vieira, pai de um aluno . 

Para a legalização do veículo escolar, o condutor deve procurar a Secretaria Municipal de Transportes, que fica na Rua João Almeida, nº 30, em Alcântara. É importante destacar que fazer transporte irregular de alunos gera multa de 70 UFISG (cerca de R$ 3.180), além da apreensão do veículo. Em caso de reincidência, a multa dobra. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Para legalizar o veículo na Secretaria de Transportes, os motoristas de transporte escolar devem levar os documentos de nada consta do Detran (o motorista não pode ter multas), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E, seguro em favor de terceiros, Certidão negativa criminal / penal (Artigo 329 do Código Brasileiro de Trânsito), certificado do curso para transporte escolar e inscrição de motorista autônomo ou MEI.

Fotos: Julio Diniz

Texto: Ascom PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *