O programa “Auxílio ao Atleta Gonçalense” tá na crista da onda. O auxílio campeão está no topo das principais competições esportiva, desde sua implementação. Segundo a Prefeitura, 23 gonçalenses já receberam o benefício, tendo a maioria conquistado o lugar mais alto do pódio.
“O programa foi criado a partir da Lei nº 1.379 com o objetivo de incentivar a participação de atletas da cidade em grandes competições esportivas”, disse o Executivo no texto.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Diego Andrade, o Auxílio ao Atleta Gonçalense tem financiado muitos sonhos.
“São Gonçalo sempre foi celeiro de atletas, onde muitos deles não têm a oportunidade de participar de competições por falta de recursos financeiros. Através do auxílio, estamos conseguindo possibilitar oportunidades para muitos atletas, pois assim eles conseguem custear passagens aéreas, hospedagens, uniformes. Vamos seguir trabalhando para promover ainda mais campeões”, disse o secretário.
Ao representar São Gonçalo em Dublin, na Irlanda, Arthur Torres, de 10 anos, foi campeão do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, no ano passado, com a colaboração do incentivo. Com menos de dois anos competindo, Arthur já colhe resultados expressivos. Apenas em 2023, ele participou de 21 lutas, conquistando nove medalhas de ouro, uma medalha de bronze e um cinturão.
Mãe do pequeno Arthur, Raquel dos Santos, destacou a importância do auxílio para que o filho pudesse fazer sua primeira viagem internacional através do esporte.
“Estou no tratamento de um câncer e inicialmente coloquei o Arthur na aula de jiu-jítsu para que ele não ficasse apenas focado no que eu estava vivenciando. Ele se apaixonou pelo esporte e com um mês de faixa branca já competia. Ao saber do auxílio, logo corri atrás das documentações para realizar o sonho dele de participar de uma competição internacional. Foi mágico, aos 10 anos o Arthur pôde ter contato com outras culturas através do esporte. Tenho certeza de que foi só o início da trajetória dele”, contou Raquel.
“Cavalo Doido”
Outro atleta destaque na modalidade do jiu-jítsu é Ravi Belo, mais conhecido como “Cavalo Doido”, de 10 anos. Ele se consagrou bicampeão do Mundial Abu Dhabi World Professional Jiu-jitsu Championship, uma das principais competições do mundo do esporte. Ravi participou do campeonato graças ao incentivo do Auxílio ao Atleta Gonçalense, que custeou passagens, hospedagem, alimentação e uniforme durante sua participação no campeonato.
“O auxílio custeou todos os nossos gastos durante a competição. E para nós, que somos pais e, como dizem popularmente, ‘paitrocínio’, já é uma grande vitória. Acredito que a maioria dos beneficiários do auxílio tem em mente que é uma forma de abrir portas no esporte. Nós que vivemos há uns anos acompanhando nossos filhos, sabemos da importância de um programa que valoriza e incentiva os atletas da nossa cidade. Isso nos mostra que a gestão tem um olhar especial para os atletas gonçalenses”, afirmou o pai do Ravi, Marcos Vinicius.
Quem também esteve presente no Mundial em Dubai através dos recursos do programa foi Rafaella Maiato, de 10 anos. No esporte desde os 5 anos, Rafaela, que foi campeã invicta em 2023 no ranking da Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro, pôde focar toda sua atenção nos treinamentos para conquistar o primeiro lugar na competição internacional.
“A primeira vez que a Rafaela participou do Mundial em Abu Dhabi foi através de muita rifa e ajuda da família e amigos para pagar todos os custos da viagem. Ter o Auxílio ao Atleta em 2023, quando ela foi campeã, foi sensacional, pois pudemos focar inteiramente no treinamento da competição. Foi uma experiência incrível, porque muitas portas foram abertas depois desse título. Se Deus quiser no final deste ano a Rafaella vai participar mais uma vez do Mundial”, destacou Joyce.
“Foi a realização de um sonho, eu amei muito! Gostei de todos os momentos, desde que entrei no avião percebi que seria especial”, disse a pequena Rafaella.
Segundo a Prefeitura, esportistas de alto rendimento de todas as modalidades esportivas, filiados à Confederação, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro, Federação e Associação no município de São Gonçalo, podem adquirir o benefício. O auxílio é destinado à participação do atleta gonçalense, a partir de 8 anos, em competições esportivas nacionais e internacionais.
Fotos: Julio Diniz
Texto: Ascom PMSG