Dois atletas da categoria juvenil do tradicional clube Niterói Rugby irão representar a cidade de Niterói no campeonato português de handebol de praia. Gabriel Nunes Ferreira, de 16 anos, e Matheus Cordeiro Faria, de 18, foram convocados pela equipe portuguesa Associação Desportiva Ia Sports para reforçar o time durante a disputa, que acontece de 24 de junho a 5 de agosto, em Portugal.
Gabriel Ferreira e Matheus Cordeiro viajam para Portugal em junho
Os dois titulares da equipe juvenil de handebol de praia do Niteroi Rugby, que acumularam em 2023 os títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Carioca, já estão reforçando, empolgados, os treinamentos para a competição. Gabriel Ferreira está no NR há três anos e Matheus Cordeiro há dois e ambos encaram a convocação para o torneio na Europa como resultado de muito trabalho desde que iniciaram a jornada, ainda como cadetes, nas areias da Praia de Icaraí.
Gabriel Ferreira é um dos melhores especialistas brasileiros de sua geração, com uma técnica acima da média, e vem acumulando títulos desde 2022, quando foi campeão brasileiro na categoria cadete (até 16 anos). No mesmo ano, integrando também a categoria juvenil (até 18 anos), como o caçula da equipe, foi campeão brasileiro, carioca e vencedor da Taça Kika, tradicional competição da modalidade. Em 2023, Gabriel Ferreira voltou a vencer o Carioca na categoria cadete e faturou os títulos do Brasileiro, Copa do Brasil e Carioca como juvenil.
Matheus Cordeiro, chamado de canhoto de ouro, joga como ponta direita nas categorias juvenil e adulto. Em 2022, foi campeão brasileiro na categoria cadete. No mesmo ano, jogando na categoria juvenil, conquistou, ao lado dos demais atletas do NR, o Brasileiro, o Carioca e a Taça Kika. Nessa última competição, foi eleito o melhor jogador na sua posição. Em 2023, na categoria juvenil, foi campeão no Brasileiro, Copa do Brasil e Carioca, levando o título também da Copa do Brasil na categoria adulto.