“Recebi uma cidade abandonada por anos, mas mesmo com o orçamento apertado conseguimos avançar muito em todas as áreas”, prefeito Capitão Nelson.
Em pronunciamento ao São Gonçalo Vai Mudar o prefeito Capitão Nelson fez um balanço da reta final do seu governo e disse estar otimista para que novos investimentos cheguem ao município nos próximos anos.
Sobre os principais problemas da cidade resolvidos no seu governo Capitão Nelson destacou que recebeu uma cidade abandonada por anos, mas mesmo com o orçamento apertado disse que conseguiu avançar muito em todas as áreas.
“Há muito o que fazer ainda, sem dúvida, mas graças a parcerias com o Governo do Estado, o apoio da maioria na Câmara dos Vereadores, e de deputados estaduais e federais que acreditam em nossos projetos, conseguimos tirar muita coisa do papel”, afirmou o chefe do Executivo gonçalense.
“Nesses três anos e meio, estive 24 horas por dia, sete dias por semana, planejando, executando e entregando o melhor que pude fazer aos moradores. Vou continuar fazendo tudo isso enquanto for a vontade do povo dessa cidade. Ainda tenho muita disposição e vontade para tirar do papel tudo o que tenho planejado para essa cidade. Vou trabalhar pelo bem do nosso povo enquanto isso for possível”.
Sobre os desafios vencidos em sua administração ele destacou, na Saúde, o trabalho do Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), que zerou a fila de cateterismos e tem atendido pacientes do estado todo, não só aqui da cidade.
“E ainda o Centro de Imagens e Especialidades Médicas de São Gonçalo (Ciesg), que também acelerou a fila de exames como tomografia e ressonância. Com investimentos que fizemos, a fila da mamografia também acabou. Construímos também a Clínica do Colubandê e revitalizamos mais de 35 unidades de saúde, inclusive o PAM de Neves”, disse Capitão Nelson.
“Vou para a rua todos os dias, converso com os moradores, explico as obras, ouço as críticas, tenho muita disposição”
Capitão Nelson disse que trabalha diariamente para transformar a cidade onde mora há 60 anos. “E posso dizer que estamos fazendo um bom trabalho, que é reconhecido pelo povo. Renovamos praças, fizemos o Cidade Ilustrada, que deixa a cidade colorida, mais bonita, estamos construindo o Muvi (Mobilidade Urbana Verde Integrada), que é a maior obra de mobilidade urbana de São Gonçalo e vai ligar Neves a Guaxindiba. O Muvi vai melhorar a circulação na cidade, com o corredor expresso para os ônibus, vai estimular o uso da bicicleta, ter área de convivência e de lazer, com árvores em todo o trecho, é uma verdadeira transformação em tão pouco tempo”, comemorou o prefeito.
Sobre a Segurança o prefeito disse que o trabalho se baseia em inteligência, estratégia e uma ação integrada entre a Secretaria de Transportes, através da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), e a Secretaria de Ordem Pública, com a Guarda Municipal, que recebeu reforços de efetivo e no número de viaturas, possibilitando um aumento das operações de prevenção ao crime.
“Trouxemos a Operação São Gonçalo Presente para a cidade, em parceria com o Governo do Estado, que, já nos primeiro ano, reduziu os índices de criminalidade em 75,71%, entre 2019 e 2022”.
“A Central de Segurança conta hoje com mais de 400 câmeras monitorando a cidade, 24 horas por dia, sete dias por semana. Também trouxemos a Operação São Gonçalo Presente para a cidade, em parceria com o Governo do Estado, que, já nos primeiro ano, reduziu os índices de criminalidade em 75,71%, entre 2019 e 2022. Já no primeiro bimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano de 2022, a redução foi de 78,58%”, enfatizou Capitão Nelson.
Em relação as obras de infraestrutura o prefeito disse que tem sido muito bem avaliadas pelos moradores. “Estamos levando drenagem e pavimentação a localidades antes completamente esquecidas pelo poder público. Tem morador que agora tem asfalto na porta de casa pela primeira vez na vida. Estamos cuidando melhor da cidade. Está mais limpa, mais organizada e mais iluminada também. O programa Ilumina São Gonçalo também é um acerto: já trocou mais de 50% dos pontos de luz da cidade, com lâmpadas de LED. As ruas ficam mais claras e, consequentemente, mais seguras”, pontuou o prefeito.
“Temos o apoio do governador Cláudio Castro, que tem olhado para a cidade com muita atenção, liberado os recursos para as nossas obras mais importantes”.
Segundo Capitão Nelson, ser prefeito de São Gonçalo é muito trabalhoso, mas muito gratificante também. “Vou para a rua todos os dias, vejo de perto como estão as obras, ouço os moradores, acompanho tudo de perto. Conto também com a ajuda de pessoas que querem o melhor para os gonçalenses. Ninguém faz nada sozinho. Temos ainda o apoio do governador Cláudio Castro, que tem olhado para a cidade com muita atenção, liberado os recursos para as nossas obras mais importantes”, realçou ele.
O prefeito destacou que, junto com a sua equipe, trabalha muito e não tem moleza. “Vistorio as obras nas ruas, vou às unidades de saúde, vejo se tudo está funcionando perfeitamente, faço reuniões diárias com secretários, fico em cima mesmo para que nada saia do nosso controle. Cobro empenho e resultados de todos”, enfatizou o prefeito.
“O Douglas é um profissional excepcional, que sempre se dedica de forma integral ao que ele faz”
Mas, se tem uma coisa que dá orgulho ao prefeito é falar do filho que está à frente de uma importante Secretaria Estadual. “O Douglas fez um excelente trabalho na Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, na Prefeitura de São Gonçalo, e muitos dos projetos que estão em andamento ou já foram entregues tiveram a participação dele, seja na concepção ou na execução. Na Secretaria das Cidades não é diferente, ele tem trabalhado em projetos em todo o estado, para integrar cada vez mais as cidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso é muito bom, dá a sensação de dever cumprido, eu fico orgulhoso e feliz por ele”, explicou Capitão Nelson.