Prova de concurso da PM no Estado do Rio será aplicada no dia 7 de abril

Prova de concurso da PM no Estado do Rio será aplicada no dia 7 de abril

O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou que a nova prova objetiva do concurso para soldado da Polícia Militar será aplicada no dia 7 de abril. O processo seletivo — que foi lançado no ano passado e acabou suspenso por denúncias de fraudes e uma contestação na Justiça — foi retomado após a troca da banca organizadora da seleção e um acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF). Os locais de prova, assim como as datas das demais etapas, deverão ser divulgados em breve.

O primeiro problema envolvendo o certame foram as acusações de vazamento de questões e as denúncias de que candidatos fizeram uso de celulares durante o exame. Vinte pessoas também foram presas no dia da prova, dos quais 19 tinham mandados de prisão em aberto e outro foi detido em flagrante por tentar usar dados falsos no processo seletivo. As queixas levaram o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Idabe) — responsável inicialmente pela seleção — a ser substituído pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O segundo entrave foi a limitação de 10% que o concurso impunha para o ingresso de mulheres. A questão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), e o Estado do Rio acabou fazendo um acordo para eliminar a restrição de gênero prevista no edital.

𝙨𝙜𝙫𝙖𝙞𝙢𝙪𝙙𝙖𝙧

𝑶 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝒏𝒐𝒕𝒊𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒂 𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *