A Casa das Artes Helter Jerônimo Luiz Barcellos, popularmente conhecida como Casa das Artes de São Gonçalo, teve a sua reabertura, na noite desta sexta-feira (26), em alto nível com a inauguração da exposição “Quintessência”, que traz o universo do Hip Hop para o grande público gonçalense.
A reabertura aconteceu após uma extensa renovação. O local permaneceu inativo por mais de meio ano, iniciando as obras no final de outubro de 2023 e agora, está de portas abertas à população, como mais um importante aparelho cultural da cidade, recebendo o trabalho de artistas locais.
“Durante muitas administrações a Casa das Artes ficou sem ter a devida atenção, mas agora reabre para o público gonçalense poder ter acesso à cultura de forma gratuita”, disse o vice-prefeito, Sérgio Gevú.
A exposição traz o universo Hip Hop e mostra as faces dessa cultura urbana na cidade de São Gonçalo, juntamente com toda a complexidade da construção de uma cultura em meio a diversas questões políticas e sociais.
“É um momento de celebração! Sei que para a cidade é uma conquista muito grande e para mim um momento especial. Quem esteve comigo nesses onze meses que estou à frente da Cultura, sabe de todos os desafios que a gente enfrentou. Não tem outro caminho que não seja a valorização da arte. A exposição abre com essa frase: “A arte nasce em São Gonçalo”, porque é aqui que ela nasce. São Gonçalo é lugar de potência, não é lugar de carência e isso que a gente precisa valorizar”, destacou a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.
A mostra conta com 30 obras inéditas elaboradas por grafiteiros do município. Todos os artistas foram escolhidos através de uma equipe curatorial selecionada pela secretária Julia Sobreira durante o fórum de hip-hop gonçalense. A equipe curatorial, composta por Leandro Selectah, Ley Nascimento, Felipe Gaspary, Mélanie Mozzer, Mika Mikaelli, Pluto e Renata Baz, garante uma seleção diversificada e representativa da cena artística local.
“Quintessência” conta ainda com fotos de artistas, de movimentos culturais da cidade , quadros com grafiti e muitos itens referentes à cultura Hip Hop
Todo o projeto de reforma do local foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
Durante todo o período da exposição uma sala com cenas de batalhas de rap, mini documentários e clipes de artistas gravados na cidade estarão em exibição na sala de vídeo que integra a exposição.