Seminário reforça práticas pedagógicas na rede municipal de ensino

Seminário reforça práticas pedagógicas na rede municipal de ensino

Trabalho de Alfabetização debateu as ações na educação gonçalense

O fortalecimento da alfabetização e a valorização das práticas pedagógicas estiveram no centro das discussões do “I Seminário de Alfabetização – Entre Fios e Letras: Tecendo Caminhos para a Alfabetização”, promovido nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Educação de São Gonçalo, por meio da Subsecretaria de Ações Pedagógicas. O evento reuniu profissionais da rede municipal de ensino para debater estratégias e compartilhar experiências voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais da educação básica.

O encontro reuniu professores em uma manhã de diálogo sobre os desafios e as possibilidades do processo de alfabetizar. A programação contou com uma exposição de práticas desenvolvidas pelas professoras Renata Torres, Cíntia Cunha, Francyelly Moisés, Faymille Costa e Anna Paula Ferreira, seguida de uma mesa de conversa mediada pela professora Shirlei Victorino.

“O evento está alinhado ao tema anual da Rede, ‘Tecendo Saberes, Cultivando Futuros’. O seminário reafirmou o compromisso da Secretaria com a formação continuada dos professores, reconhecendo que o fortalecimento das práticas pedagógicas é um dos caminhos para garantir uma alfabetização de qualidade e assegurar o direito de todas as crianças à aprendizagem”, disse a subsecretária, Eliane Melo.

Com o objetivo de usar recursos de forma criativa e sem custos, a professora Anna Paula Ferreira, da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva levou o seu projeto “Do Lixo ao Texto”, que transforma o material reciclável em aulas de português, matemática, produção textual e até artes.

“A ideia principal é que não é preciso gastar muito dinheiro para fazer os trabalhos. É possível, com material que iria para o lixo, formar redações, trabalhar ortografia, problemas matemáticos, entre outros trabalhos criativos. Assim, os alunos aprendem brincando e ficam interessados na matéria. Para mim, é muito necessário trabalhar desta forma, porque envolve toda a comunidade escolar, os pais participam trazendo materiais e é possível ver a evolução dos alunos”, afirmou a professora.

Fotos: Renan Otto

Passe sua informação pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.