Equipamentos fazem parte do pacote de investimento em tecnologia, do governo Cláudio Castro, na área da segurança pública
A segurança pública estadual trabalha com alta tecnologia para garantir a segurança dos foliões no carnaval deste ano. Pela primeira vez, em um grande evento, 385 viaturas da Polícia Militar estão equipadas com câmeras de reconhecimento facial e sistemas de leitura de placas de veículos. A tecnologia vai auxiliar as ações dos agentes de segurança e agilizar as abordagens.
– Estamos colocando à disposição da população toda a tecnologia de ponta que o Governo do Estado adquiriu. Pelo terceiro ano seguido, faremos um Carnaval seguro para moradores de todo o estado e para os turistas. Este é o recado que deixamos para os criminosos, principalmente para os foragidos: se forem identificados pelo nosso sistema de monitoramento, serão presos imediatamente – afirmou o governador Cláudio Castro.

As viaturas estão posicionadas em pontos estratégicos na capital, principalmente onde ocorrem as festas de Carnaval. O monitoramento é realizado em tempo real, e as imagens ficam armazenadas no sistema da Polícia Militar.
Em caso de identificação de um foragido, os agentes que atuam nas ruas são acionados imediatamente para realizar a abordagem, seguida de prisão. A Polícia Militar vai continuar a seguir os protocolos adotados no último ano, com o uso de drones, câmeras com software de reconhecimento facial em vias urbanas, apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel e auxílio de aeronaves nas rodovias e em megaeventos.
– A Polícia Militar vai cumprir o seu papel, que é proteger o cidadão. Estamos com mais de 12.500 policiais trabalhando em todo o estado para garantir um carnaval seguro. A tecnologia vem para auxiliar o trabalho que realizamos e vai colaborar muito – afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
Mais de 400 prisões
No carnaval do ano passado, entre sexta-feira e terça-feira, as ações da Polícia Militar resultaram em mais de 400 prisões em todo o estado. Desse total, 52 foram realizadas em cumprimento de mandados de prisão. As câmeras de reconhecimento facial auxiliaram na identificação de 12 dessas pessoas.
Além das prisões, houve a apreensão de 58 adolescentes. Nas revistas realizadas nas entradas do Sambódromo e dos megablocos, foram apreendidas 213 facas e outros objetos perfurocortantes.
Fotos: Rafael Wallace
Passe sua informação pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345
São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
