Moradores de São Gonçalo confeccionam adereços de Carnaval no Pátio Alcântara

Moradores de São Gonçalo confeccionam adereços de Carnaval no Pátio Alcântara

Oficina Brilhe Mulher foi realizada pelo projeto Mulheres que Fazem e Acontecem

Para brilhar neste Carnaval, as participantes do projeto Mulheres que Fazem e Acontecem realizaram, na manhã desta quinta-feira (5), a oficina Brilhe Mulher, voltada para a confecção de acessórios carnavalescos. A atividade aconteceu no Shopping Pátio Alcântara e foi idealizada pela parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e o shopping.

Durante a oficina, foi disponibilizado todo o material para que as participantes pudessem confeccionar suas próprias peças, estimulando a criatividade, a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre as mulheres. 

O principal objetivo da ação é promover o desenvolvimento da autoestima por meio da arte e possibilitar que os acessórios produzidos sejam utilizados nas aulas temáticas do projeto e Carnaval Raiz do município. A iniciativa também reforça a importância do cuidado com a saúde mental, utilizando o processo criativo como ferramenta de expressão e bem-estar. 

Para a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, ações como essa têm um papel fundamental no fortalecimento feminino.

“A oficina vai além da confecção de acessórios. É um espaço de acolhimento, valorização e reconhecimento do potencial criativo dessas mulheres. Quando investimos em atividades que promovem autoestima e saúde mental, estamos promovendo autonomia e qualidade de vida”, destacou.

O projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e com ele, centenas de mulheres praticam aulas gratuitas de ginástica no Pátio Alcântara, participam de coral, entre outras atividades interativas.

A moradora do Jardim Catarina, Marta Prado, de 75 anos, colocou sua máscara de carnaval e disse que faz questão de participar de todas as atividades promovidas pelo projeto.

“Eu comecei na ginástica aqui tem pouco tempo e eu amei! Espero que esse projeto não acabe nunca, nós realizamos muitas atividades. Eu adoro Carnaval e faço questão de entrar no clima,” destacou.

Fotos: Jonnathan Smith