Vigilância Sanitária de São Gonçalo apreende produtos impróprios para consumo em supermercado 

Vigilância Sanitária de São Gonçalo apreende produtos impróprios para consumo em supermercado 

Equipes receberam denúncia de irregularidades pelo site Colabore Mais

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo, ligada à Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, não está de bobeira e fiscalizou um supermercado em Itaúna na tarde desta quarta-feira (21).

Ao todo, mais de 775 quilos de produtos impróprios para o consumo foram descartados. A ação, que foi motivada após denúncia feita ao site Colabore+, foi acompanhada pela Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de São Gonçalo.  

A maior parte da apreensão está relacionada a alimentos fracionados, reembalados sem identificação e sem a devida autorização. Mas também foram recolhidos alimentos vencidos expostos à venda e outros com armazenamento irregular, como temperatura inadequada.

Na ocasião, foram descartados 109,8 kg de carne bovina; 181,1 kg de carne de porco; 25,5 kg de carne de frango; 89,2 Kg laticínios; 288,9 Kg de linguiça; 66,5 kg produtos de padaria; 400 gr de conservas e 14,3 kg de goiabada.

Além da perda dos alimentos, o mercado recebeu auto de infração e de intimação, tendo que fazer alguns reparos estruturais nos pisos, telhado e isolamento de áreas; ter espaço próprio para acondicionar ossos e sebos; e apresentar ordens de serviço de controle de pragas, limpeza e higienização dos reservatórios de água, análise de potabilidade da água e troca de refil do filtro.    

“Os proprietários sabem o que podem e o que devem fazer, mas insistem em descumprir as leis. Esperamos que os comerciantes tenham ciência de que têm que trabalhar dentro das normas estabelecidas para não prejudicar a saúde dos gonçalenses. Estamos recebendo muitas denúncias através do Colabore+ e vamos continuar com as fiscalizações”, disse o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Romário Brandão da Silva.

A população pode colaborar com denúncias através do site Colabore+ (https://colabore.pmsg.rj.gov.br). Basta acessar o portal, procurar a categoria zeladoria e clicar no item estabelecimento irregular. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular, fortalecer a fiscalização e promover mais qualidade de vida e segurança para os moradores do município.

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.