Foram apreendidos 380 kg de alimentos vencidos ou expostos de forma indevida
A Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria de Saúde e Defesa Civil da município de São Gonçalo, realizou, nesta quarta-feira (3), a interdição parcial de um mercado no Alcântara.
No local, foram apreendidos 380 quilos de alimentos (incluindo frango, carne, laticínios, pizzas e etc) que estavam vencidos ou expostos de forma indevida. Agora, o estabelecimento terá que se adequar às normas para conseguir funcionar integralmente.
A ação no mercado foi motivada após denúncias feitas à Comissão do Direito do Consumidor da Câmara Municipal de São Gonçalo e à própria Vigilância.

No local, foram identificados falta de higiene e de asseio tanto no salão quanto no açougue, frigorífico e padaria. Além disso, a padaria, o local mais crítico, foi interditada até que as irregularidades sejam sanadas, seguindo o prazo determinado pela própria Vigilância. Os alimentos apreendidos foram descartados: todos estavam fora de validade, mal acondicionados, impróprios para consumo e expostos de forma incorreta.
“Foram lavrados termos de intimação explicando o que eles precisam adequar no mercado, um auto de infração, passível de recurso, e que pode gerar uma multa. É uma infração gravíssima, que, segundo a legislação, tem multa mínima de 228 Ufisgs (Unidade fiscal de São Gonçalo, que vale R$49,44 cada)”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Romário Brandão da Silva.
Foto: Fabio Guimarães
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
