Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

O evento aconteceu na CDL Niterói

A Rede Petro RJ promoveu, na manhã de quarta-feira (19), mais uma edição do Niterói Energy 2025, consolidando o encontro como um dos principais espaços de discussão sobre inovação, desenvolvimento sustentável e oportunidades econômicas relacionadas à indústria naval e offshore no estado do Rio de Janeiro.

O gerente executivo, Ermano Santiago recebeu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Niterói) as autoridades públicas, representantes do setor produtivo e especialistas em tecnologia e indústria marítima e apontou os próximos rumos através de palestra com o tema “Economia Azul – Perspectivas do Setor Naval”.

O painel destacou os desafios e caminhos para o fortalecimento do setor naval fluminense, um dos pilares históricos da economia de Niterói e da Região Metropolitana.

A mesa foi mediada pelo presidente da Rede Petro, Roberto Mansur, que recebeu o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves; a Gerente de Petróleo e Gás da Firjan, Karine Fragoso; o Almirante Walter da Silva, do Cluster Tecnológico Naval do RJ e o diretor da TSA Holding, Arialdo Félix.

Mansur abriu o encontro apresentando as propostas da Rede de negócios e as discussões estratégicas para o fornecimento de serviços ao setor. “A Rede Petro RJ faz hoje uma conexão muito grande com os seus membros para que tenhamos maior participação em eventos como este, e juntos estarmos em missões como as mais recentes Oil and Gas, OTC, eventos de parceria com o Sebrae e assim, fomentar mais empresas para entregar a este setor. Um movimento do bem”, definiu Mansur.

Já o secretário Fabiano Gonçalves falou sobre as vantagens competitivas de Niterói na indústria naval. “Nossa cidade está a frente do Rio de Janeiro e São Gonçalo devido às obras de dragagem no canal, o terminal pesqueiro e por sermos a 6º cidade do Brasil em termos de receita própria”, disse.

Outros painelistas falaram ainda sobre as oportunidades de capacitação no setor, a retomada da cadeia produtiva naval e os caminhos para a atração de investimentos, geração de empregos, modernização industrial e o papel da Economia. Segundo os organizadores, o encontro reforça o compromisso da Rede Petro RJ em aproximar instituições, ampliar o diálogo entre setor público e privado e fortalecer ambientes colaborativos que estimulem competitividade e desenvolvimento regional.

O evento contou com apoio de Sebrae, CDL Niterói, Firjan/Senai Sesi, Cluster Tecnológico Naval RJ e TSA Holding, além de dezenas de empresas patrocinadoras e membros institucionais da Rede Petro RJ.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.