Prefeito de São Gonçalo Capitão Nelson participa da Campanha Novembro Azul

Prefeito de São Gonçalo Capitão Nelson participa da Campanha Novembro Azul

Chefe do Executivo gonçalense esteve presente na abertura de uma palestra; ações ao longo do mês irão reforçar necessidade de prevenção a doenças

O prefeito do município de São Gonçalo, Capitão Nelson, esteve presente na abertura da palestra que dá início as ações da Campanha Novembro Azul na cidade. Segundo a Prefeitura, cerca de 50 funcionários da Secretaria de Saúde da Prefeitura participaram e tiveram uma manhã de trabalho diferenciada nesta quinta-feira (6) ao trocarem as suas salas pelo auditório.

Dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata e à promoção da saúde do homem, a atividade, além da palestra, contou com consultas e encaminhamentos para exames. 

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância das consultas anuais de rotina nas unidades básicas de saúde para prevenir doenças e evitar a sobrecarga nas unidades de urgência e emergência.

“A gente trabalha muito e deixa a nossa saúde de lado. Normalmente, a gente só vai ao médico quando o problema já está instalado. Vai acumulando uma coisa com a outra é só piora a situação. É importante a gente evitar isso. Tudo que é descoberto precocemente é mais fácil de tratar. Não vai causar um dano maior e precisar de internação. A prevenção é a palavra. Não temos que procurar o médico quando já estamos doentes. Temos que ir anualmente e fazer os exames necessários de rotina”, explicou o prefeito. 

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gabriel Mello, reiterou a importância do diagnóstico precoce. “Ninguém está preparado para receber a notícia que está com câncer. Quando a gente consegue um diagnóstico precoce de qualquer doença, a gente tem a chance de cura muito mais alta. Muita doença é assintomática. Por isso, a importância dos exames anuais. A gente tem que evitar que as doenças se desenvolvam e causem outros males. Temos quase cem postos de saúde. É só ir a um mais perto da sua casa”, confirmou Mello.

O médico especialista em Medicina da Família e Comunidade, Dr. Adolfo Marcelo Martins Soares, palestrou sobre como surgiu a Campanha Novembro Azul e sobre o câncer de próstata, mostrando o que é, prevenção, sintomas, fatores de risco, exames de investigação e tratamento. No fim, ele e outros dois médicos iniciaram as consultas para os servidores. 

“Hoje, a atenção primária veio até vocês. E o convite é fazer vocês refletirem sobre a necessidade de procurar as USFs anualmente. O profissional da atenção primária, que pode ser o agente comunitário, técnico de enfermagem, enfermeiro e o médico, vai te conduzir – de alguma forma – para o cuidado com a promoção e prevenção da saúde”, orientou o médico.  

Segundo a Prefeitura, ao longo do mês, serão promovidas diversas ações educativas e atendimentos voltados ao público masculino nas unidades de saúde do município, empresas e uma ação para toda a população no Calçadão de Alcântara (em frente ao popular prédio do relógio) no dia 18 de novembro, a partir das 10h; enfatizando também o combate ao diabetes. 

  Programação

08/11 – Residencial Campo Belo, Marambaia, 9h 

08/11 – Quadra do Morro do Castro, 9h 

12/11 – Clínica Municipal Gonçalense Lagoinha, 9h 

12/11 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, 14h

13/11 – Empresa de Ônibus Rio Ita, Itaúna, 9h 

14/11 – Empresa Artig Group, Santa Luzia, 9h

17/11 – Empresa de ônibus Fagundes, Laranjal, 9h 

18/11 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, 8h 

18/11 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, 9h

18/11 – Calçadão de Alcântara (em frente ao popular Prédio do Relógio), 10h 

19/11 – Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, 9h 

19/11 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra, 13h

19/11 – Hospital Luiz Palmier, Zé Garoto, 14h 

24/11 – Umpa Santa Luzia, 9h 

24/11 – Projeto Craque do Amanhã, 14h

24/11 – USF Badger da Silveira, Tribobó, 9h 

25/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, Centro, 14h 

26/11 – USF Bandeirantes, 9h 

26/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, 13h

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.