Secretaria de Meio Ambiente Municipal realiza soltura de tamanduá atendido na ASAS

Secretaria de Meio Ambiente Municipal realiza soltura de tamanduá atendido na ASAS

Animal foi reinserido em seu habitat natural neste domingo

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo e agentes da Guarda Ambiental realizaram a soltura de um tamanduá em seu habitat natural na manhã deste domingo (05).

O animal foi resgatado por agentes do Corpo de Bombeiros no município de Itaboraí, na última quinta-feira (2), e levado para a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

“O tamanduá estava no quintal de uma casa e foi resgatado pelos bombeiros. Como não havia ferimentos, ele ficou em observação pela nossa equipe veterinária por três dias. Como estava bem e apto para soltura, foi feita a reintrodução na natureza na data de hoje”, explicou Fernando Medeiros, biólogo e técnico ambiental que é responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula.

A localização exata da soltura do animal não pode ser divulgada para evitar que ele seja caçado.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação.

Todos os animais levados para a ASAS passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde dos animais. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies. Ao todo, a ASAS já resgatou mais de 3.500 animais desde sua inauguração, há três anos.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura é destinada exclusivamente a animais silvestres, com foco em espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate. A população pode colaborar com o trabalho da ASAS entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba).

A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.