São Gonçalo faz avaliação diagnóstica com alunos do ensino fundamental
A Secretaria de Educação do município de São Gonçalo, pela segunda vez, aplicou a “Avaliação Diagnóstica e Formativa – Educa SG” nas escolas da rede municipal. A prova, que contou com ilustrações com frases de incentivo, tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino e avaliar a aprendizagem dos alunos.
Nesta quarta-feira (1º), a Escola Municipal Leonor Corrêa, na Trindade, aplicou a prova de português para o 2º ano do ensino fundamental.
A avaliação contempla o Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º e 5º anos) e Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano), com provas de português e matemática e acontece duas vezes no ano. Nesta escola, como forma de incentivo, os alunos ganharam lápis personalizado e aprenderam técnicas de respiração para manter a calma e se concentrar na prova.

“A avaliação é muito importante para a rede municipal. Assim, podemos entender de perto as necessidades dos alunos. Esta é a segunda prova de 2025 e podemos ver alunos focados, dedicados e empenhados em obter um bom resultado. Os professores trabalham durante todo o ano com simulados para que os alunos ganhem confiança, isso faz a diferença no processo de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Mauricio Nascimento.
A estudante Valentina da Silva, de 7 anos, estava concentrada na prova. “Eu achei algumas questões fáceis e outras fiquei na dúvida, mas eu gostei, fizemos muitos simulados. Acho que vou me sair bem, eu respondi tudo”.
Fotos: Luiz Carvalho
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
