Secretaria municipal de Educação faz avaliação diagnóstica com alunos do ensino fundamental

Secretaria municipal de Educação faz avaliação diagnóstica com alunos do ensino fundamental

São Gonçalo faz avaliação diagnóstica com alunos do ensino fundamental

A Secretaria de Educação do município de São Gonçalo, pela segunda vez, aplicou a “Avaliação Diagnóstica e Formativa – Educa SG” nas escolas da rede municipal. A prova, que contou com ilustrações com frases de incentivo, tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino e avaliar a aprendizagem dos alunos.

Nesta quarta-feira (1º), a Escola Municipal Leonor Corrêa, na Trindade, aplicou a prova de português para o 2º ano do ensino fundamental.

A avaliação contempla o Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º e 5º anos) e Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano), com provas de português e matemática e acontece duas vezes no ano. Nesta escola, como forma de incentivo, os alunos ganharam lápis personalizado e aprenderam técnicas de respiração para manter a calma e se concentrar na prova.

“A avaliação é muito importante para a rede municipal. Assim, podemos entender de perto as necessidades dos alunos. Esta é a segunda prova de 2025 e podemos ver alunos focados, dedicados e empenhados em obter um bom resultado. Os professores trabalham durante todo o ano com simulados para que os alunos ganhem confiança, isso faz a diferença no processo de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Mauricio Nascimento.

A estudante Valentina da Silva, de 7 anos, estava concentrada na prova. “Eu achei algumas questões fáceis e outras fiquei na dúvida, mas eu gostei, fizemos muitos simulados. Acho que vou me sair bem, eu respondi tudo”.

Fotos: Luiz Carvalho

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.