Mais de mil profissionais receberão atualização de portarias do Ministério da Saúde
Mais de mil agentes comunitários de saúde de São Gonçalo, que fazem parte de 227 equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e trabalham nas unidades de saúde da família da cidade (USFs), realizam capacitação entre essa semana e a próxima.
A qualificação profissional acontece na Universidade Estácio, em Alcântara, em dois turnos (manhã e tarde) e visa a atualização de novas portarias e exigências do Ministério da Saúde em relação aos profissionais.
A nova portaria 3493, de 10 de abril de 2024, do Ministério da Saúde, altera a antiga legislação e tem o objetivo de fortalecer e qualificar a Atenção Primária em Saúde. Na prática, os ACSs terão que cumprir metas de trabalho. “Essas capacitações fazem parte da Educação Permanente em Saúde e vai aprimorar a oferta dos serviços e indução de boas práticas no cotidiano, melhorando a qualidade do atendimento e a organização dos serviços de saúde”, explicou Ana Cláudia Pinnas, coordenadora da Subsecretaria de Atenção Básica.
Todos os ACSs vão realizar as capacitações para terem o conhecimento das novas recomendações contidas nas portarias do Ministério da Saúde e também para padronizar os atendimentos dos profissionais em toda cidade. “O Ministério da Saúde quer avaliar a cobertura da população, a vulnerabilidade social, a qualidade dos cadastros e, principalmente, o acompanhamento dos usuários, incentivando a organização territorial, a melhoria contínua no acesso e a qualidade dos serviços da Atenção Primária”, finalizou Ana Cláudia.
O ACS é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com os moradores. Eles são os responsáveis por realizar visitas domiciliares, identificar problemas de saúde, acompanhar famílias vulneráveis e, principalmente, atuar como um elo entre a população e a equipe de saúde, registrando e monitorando dados. A portaria 3493 revogou as portarias específicas de indicadores para as equipes de saúde bucal e do eMulti (GM/MS nº 635, de 2023; e nº 960, de 2023), convergindo para a nova metodologia.
Foto: Renan Otto
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
