Coronel Sylvio Guerra deixa comando do 4º CPA após coordenar cerca de quatro mil prisões

Coronel Sylvio Guerra deixa comando do 4º CPA após coordenar cerca de quatro mil prisões

Polícia Militar faz troca no 4º CPA: coronel Luiz Octávio substitui Sylvio Guerra

Por Wellington Serrano Gomes

O coronel PM Sylvio Guerra, à frente do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) desde 2021, que coordena os batalhões de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Cabo Frio deixou o cargo para para assumir a função de Subsecretário de Comando e Controle da Polícia Militar.

A troca de comando será realizada nesta quinta-feira (21/08), e quem passa a responder pelo 4º CPA é o coronel Luiz Octávio Lopes da Rocha Lima, oficial com 35 anos de serviço na corporação e extensa trajetória em cargos de comando e operações estratégicas.

TRAJETÓRIA – O coronel Sylvio Guerra esteve à frente do 4º CPA por quatro anos e um mês, período em que coordenou diretamente as diretrizes do 12º BPM (Niterói), 7º BPM (São Gonçalo), 35º BPM (Itaboraí) e 25ºBPM (Cabo Frio). Antes disso, comandou o 12º BPM por dois anos e sete meses, liderando operações de combate à criminalidade e ações de aproximação com a comunidade.

Ele disse que entre suas principais realizações foram os números que beneficiaram a sociedade na questão da segurança. “Conseguimos neste período ficar em primeiro lugar no Estado com o 12ºBPM, o 7ºBPM em matéria de números. O 4º CPA foi três vezes primeiro lugar do Estado. Nesse tempo todo, nas quatro unidades, tivemos um número muito grande de prisões”, disse Guerra.

Segundo a Polícia Militar, a mudança faz parte da rotina administrativa da corporação e visa garantir a continuidade das estratégias de segurança em áreas consideradas prioritárias na Região Metropolitana.

O novo comandante: Luiz Octávio

Ingressado na corporação em 1990, o coronel Luiz Octávio soma 35 anos de carreira na Polícia Militar. É formado no Curso de Formação de Oficiais, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e no Curso Superior de Polícia. Entre suas condecorações, recebeu a Medalha de Bravura, em 1995.

Ao longo da carreira, exerceu funções de planejamento, inteligência e administração, além de ter passado por diversos batalhões da capital e da Região Metropolitana. Foi comandante do 6º BPM, 9º BPM, 23º BPM, 27º BPM, 3º BPM e 4º BPM, além de ter liderado o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Mais recentemente, esteve à frente do 6º CPA e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), entre 2024 e 2025.

Com a nova missão, Luiz Octávio será responsável por definir diretrizes e coordenar as operações do 12º BPM (Niterói), 7º BPM (São Gonçalo) e 35º BPM (Itaboraí), batalhões considerados estratégicos para a segurança da Região Metropolitana do Rio.

Foto: Factho Jornalismo

Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *