Em São Gonçalo, equipes da Saúde municipal da ação do Julho Amarelo atuam em Alcântara

Em São Gonçalo, equipes da Saúde municipal da ação do Julho Amarelo atuam em Alcântara

População foi orientada sobre hepatites virais e teve acesso a exames e vacinas   

Os gonçalenses que passaram pela Rua Yolanda Saad Abuzaid, em frente ao Shopping Pátio Alcântara, em Alcântara, nesta segunda-feira, puderam aproveitar a ação de conscientização sobre o combate às hepatites virais b e c.

Materiais explicativos foram distribuídos, testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) realizados e vacinas contra a gripe e hepatite b foram aplicadas. 

Esta segunda-feira (28) é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E todo o mês de julho é conhecido como Julho Amarelo – campanha para conscientizar a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais.

“Todas as unidades de saúde foram orientadas a fazer palestras nas salas de espera durante o mês. E, neste dia de combate, focamos aqui em Alcântara, onde há maior concentração de pessoas”, explicou Monique Gonzalez, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais. 

Maria Ângela Tavares da Silva, dona de casa de 60 anos, aproveitou a ação para fazer os testes rápidos de sífilis, hepatites b e c e HIV. “A ação é muito boa. É sempre bom a gente saber mais sobre saúde e vigiar. Já que os testes são importantes, a gente faz. A minha vacinação está em dia”, disse. 

O aposentado Amaro Gomes, 65, também elogiou a iniciativa. “Sou curioso. Quando vi o pessoal ali, eu parei para ver o que era. E gostei muito da explicação que tive. Tudo que vem para melhorar a nossa saúde, cuidar da saúde, é bom. Tomei as duas vacinas e fiz os exames”, contou o aposentado. 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais, continua as ações nas salas de espera até o fim do mês com testes rápidos, palestras sobre os meios de prevenção das hepatites virais, diagnóstico e tratamento precoce, além da distribuição de insumos de prevenção – preservativos e gel lubrificante. 

Os testes rápidos para diagnosticar as doenças são gratuitos e estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo de segunda a sexta, das 8h às 16h. No entanto, o mais importante é a prevenção, já que o principal meio de contaminação das ISTs é através do sexo desprotegido e compartilhamento de objetos perfurocortantes.

Para a prevenção, medidas simples devem ser tomadas, como o uso de preservativos, materiais descartáveis e esterilizados, assim como o uso individual de agulhas e seringas.     

Caso já estejam contaminados, os gonçalenses têm o tratamento com hepatologista garantido na cidade, assim como a medicação. O tratamento é realizado na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40, e no PAM Coelho. 

Hepatites

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes vírus, classificados pelas letras A, B, C, D e E, bem como pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras substâncias.

Essas infecções representam um problema de saúde pública, muitas vezes evoluindo de forma silenciosa. Quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir cansaço, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, entre outros. 

Há vacina para as hepatites a e b. A primeira, ainda quando criança e para os usuários de Profilaxia Pré-Exposição (Prep) de infecção por HIV a partir dos 15 anos. A segunda, em três doses, para os adultos. A hepatite c tem tratamento e tem cura. 

Fotos: Ascom

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *